As mãos merecem cuidados especiais. Você cuida das suas?




Cada parte do corpo desempenha uma função importante, no corpo do harpista as mãos desempenham talvez uma das maiores e mais importantes funções tanto nos estudos quanto na sua performance musical.

 Como toda parte do corpo as mãos necessitam de cuidados, cuidados estes que as vezes nos passa por despercebido nosso dia a dia movimentado.

Com elas dedilhamos, deslizamos e realizamos várias coisas na harpa e quando esse tempo de estudo é intenso começam a aparecer aqueles incômodos trazidos por dores musculares, bolhas, calos e cansaço.

                                         
fonte da imagem http://www.shutterstock.com/video/clip-6634364-stock-footage-hands-strings-harp.html


Quem nunca estudou e teve aquelas bolhinhas chatas se formando na ponta dos dedos? todo estudante ou harpista profissional passou por esse momento. Essas bolhas dependendo da intensidade em que forem usados os dedos podem acumular gotas de sangue e estourarem.....ui! ai! pense na dor! só estrelas!


Pelo uso constante das mãos é necessário termos cuidados diários, pois elas são nossa importante ferramenta de trabalho. Vejamos alguns cuidados especiais.

                    


Hidratação


Não é só a pele da face e pescoço que revelam a nossa idade, as mãos também mostram.

Geralmente as pessoas dão atenção ao rosto e outras partes do corpo e esquecem que as mãos também devem ser cuidadas. A pele das mãos precisam de hidratação para se manterem com boa aparência e com ar de saudável.

A hidratação deve ser realizada quando não houver atividades harpísticas !!! o ideal é no horário da noite, após é claro as mesmas estarem devidamente limpas, hidrate elas antes de dormir!


Esfoliação

A pele se renova em toda a epiderme do nosso corpo, e as peles mortas podem se acumular. Dê uma ajudinha a mais a seu corpo! faça uma esfoliação bem relaxante nas mãos!

No grande mercado de cosméticos há muitas opções de cremes  e sabonetes esfoliantes, use o que mais te agradar, as mãos agradecem!



O horror das bolhas

Não há como evitá-las, elas vão fazer parte de algum momento nos nossos estudos até se formarem os calos que por fim se renovarão em uma pele espessa. Para cuidar das bolhas que causam tanta dor é recomendado usar TINTURA DE IODO que as faz secar. 

Ponha um curativo caso estourem pois poeira e resíduos podem entram em contato com o sangue da ferida e levar micro organismos para a corrente sanguínea podendo causar inflamação no dedo.




Exercícios


Antes e após estudar ou se apresentar, devemos realizar exercícios a fim de preparar o sistema muscular e ósseo para a atividade harpística. Isso evita dores e auxilia na prevenção de  doenças que podem evoluir até sua forma crônica comprometendo a saúde do harpista.

Bater palmas, realizar alongamentos, apertar bolinhas usadas em sessões de fisioterapia são pequenos cuidados que fazem toda diferença e que vão manter a saúde das mãos.

Lembre disso!!!








 
































Comentários

Postagens mais visitadas