Dicas de técnicas de acabamento - pela profª Cristina Braga





   Seguindo a série dos vídeos do canal Brasil de Tuhu no YouTube temos aulas muito legais da Harpista e Profª Cristina Braga. Tem vídeo para quem conhece e para quem não conhece bem o mundo das harpas.

   Neste vídeo aula a partir do instante 7:05 ela dá regras importantes de como finalizar uma  peça ou executar um trecho musical de forma correta dentro das técnicas harpísticas.







   Você pode assistir todo o vídeo ou pular para instantes citados no tema de cada item importante explicado na aula.  De forma bem simples, direta e didática a Cristina Braga dá exemplos de "Regras de Ouro" para que não erramos na harpa, e também para termos uma execução limpa sem defeitos buscando sempre a técnica correta.


   Vejamos as dicas de TÉCNICAS DE ACABAMENTO:


1- Acordes arpejados perfeitos  (instante 7:19)

   É bom que todos os harpistas aprendam a fazer acordes arpejados perfeitos. A Profª sugere um exemplo de estudo que ela mesma usa para estudar este tipo de acorde. Consiste em posicionar os dedos nas cordas e tocar seguindo a ordem: 1ª, 1ª e 2ª, 1ª  2ª e 3ª, 1ª  2ª  3ª e 4ª...ou seja  primeiro toca-se a primeira nota do acorde, depois a primeira seguida da segunda, repetir a primeira com a segunda acrescentando a terceira nota, e assim por diante até tocar todas as notas do acorde, acrescentando uma corda de cada vez. Quando executar o acorde todo, deve-se verificar se há igualdade nas notas, se elas estão com mesma intensidade.


2- Glissando lindo     (instante 8:49)

   O glissando é muito usado nas músicas de harpa, ao invés de encostar quase que o dedo todo na corda, isso a medida que o dedo vai passando ele vai abafando os sons, o correto é posicionar o dedo de forma perpendicular na corda. Testando você perceberá a diferença no som.


3- Cuidado com as oitavas juntas     ( instante 9:44)

   Se a peça ou trecho pede uma execução de oitavas juntas, devemos ter atenção na hora de fazer exatamente o que a peça pede, sem atropelar uma nota na outra ou deixar um som mais forte que outro.


4-  Não esbarrar nas cordas!!   ( instante 10:29)

   Sempre que possível ! ter cuidado para não esbarrar em outra corda que não está sendo usada. Você deve colocar os dedos e observar se vai chegar um pouco mais tarde na corda, se vai chegar por cima, ou ter atenção à tensão da corda  isso tudo ajuda muito!


5- Saiba os pedais, saiba cifra, saiba harmonia.  ( instante 11:29)

   É importante saber as regras de modulação para um melhor estudo. Lembrar sempre que as notas Sol bequadro, Lá bequadro e Ré bequadro NÃO SÃO ENARMONIZÁVEIS. Conheça bem os diagramas de pedais, eles são formas gráficas de como conhecer seus pedais e de como organizar ou planejar bem o que vai ser feito na hora das modulações.




"... Guardando isso e sabendo que você está esculpindo o som, com certeza amando a música você vai ser um grande harpista. "    

Cristina Braga





Comentários

Postagens mais visitadas