harpa doppia - a harpa barroca italiana




                                         


Harpa Doppia, harpa tripla, harpa barroca italiana...esses nomes referem-se ao mesmo instrumento musical peculiar que surgiu em meados do século XVI na Itália e que se popularizou em outros países da Europa como Espanha, Gales, Inglaterra, e França.



A harpa doppia fora desenvolvida em resposta da crescente necessidade por acidentes à medida que a música se tornara ainda mais cromática em 1500.  No início eram com duas fileiras de cordas, mais tarde tinham três fileiras de cordas paralelas. As cordas externas são de notas diatônicas (naturais), enquanto a fileira central contém os semitons.

                                                    



Uma harpa doppia pode ser dupla ou tripla, o nome se refere não apenas às múltiplas linhas, mas também ao seu tamanho (aproximadamente duas vezes maior do que a antecessora, a harpa gótica) e ao fato de que ela tem um maior registro de graves. A harpa tripla foi rapidamente adotada pelos harpistas gauleses que moravam em Londres durante o século XVII. Essa harpa era tão popular que no início do século XVIII a harpa tripla era  conhecida como "harpa gaulesa".  Uma descrição importante da harpa tripla gaulesa é dada pelo harpista John Parry (Bardd Alaw) (1776-1851) no prefácio ao segundo volume de sua coleção, The Welsh Harper (Londres, 1839).


Hoje em dia a maioria dos harpistas que se dedicam a harpa doppia se concentra na Europa. É quase raro ver um recital  deste exemplar fantástico que nos transporta a uma atmosfera renascentista.

















Fontes:

http://www.harpspectrum.org/folk/riley_short.shtml

https://www.constanceallanic.com/arpa-doppia

https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Triple_harp

https://books.google.com.br/books?id=ZxOXjPpzkG8C&pg=PA320&lpg=PA320&dq=harpa+doppia&source=bl&ots=-veaIcIEkP&sig=KNwFgzps6j0NOidingLCkQPeqNQ&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwj0tr3fhvPVAhVMIpAKHZjnChoQ6AEIZTAQ#v=onepage&q=harpa%20doppia&f=false

Comentários

Postagens mais visitadas