Bandas e Artistas do meio musical que usam a Harpa no seu repertório




Bom saber que atualmente a Harpa está sendo usada em músicas nos mais diferentes segmentos musicais. Cantores, bandas e artistas do meio musical incluem a Harpa no repertório de seus  shows, cds, e também nas gravações ao vivo para os dvds.
Isso faz com que as pessoas, que tem o costume de associar Harpa à música natalina, possam perceber que a Harpa é instrumento como tantos outros, e que pode ser usada em solos ou trechos em que ela dê um "brilho" às músicas populares comuns aos nossos ouvidos como um samba, um blues...ou um rock gótico por exemplo!

Além de mudar a mentalidade das pessoas a respeito da Harpa como instrumento natalino, isto também ajuda a divulgá-la, criando novos apreciadores e fãs deste instrumento belo e cheio de maravilhosos efeitos sonoros !!!

Antigamente a harpa era usada nas orquestras de rádios para trilhas sonoras e chamadas de programas, também fazia parte de gravações de lps, havia uma harpa modelo Angélica da Salvi na gravação da canção Na Paz do seu sorriso de Roberto Carlos, isto a anos atrás.




                                              

Destacamos alguns cantores e bandas nacionais e internacionais que usam a Harpa nos seus repertórios.





Amy Lee, da Banda Evanescence

                                              



Depois que ganhou uma Harpa de pedais no seu aniversário (presente de seu marido) Amy Lee criou o interesse de estudar harpa e usá-la no meio profissional. Ela passou a incluir o angelical som da harpa em algumas de suas composições.
Sua primeira apresentação na Harpa foi cantando e tocando a  Sally's song faixa de um álbum promocional exibido num famoso Talk Show americano,  The Tonight Show , ela tocou numa harpa modelo Diana na cor ébano da Salvi, a harpa só aparece no trecho final da canção!
As suas primeiras composições e arranjos para harpa no trabalho da sua banda, foram lançadas no álbum com o nome da banda mas conhecido pelo single What you want.
Nas faixas Swimming Home e Secret Door fica nítido o ar fantástico que a harpa traz.





                                       








Cristina Braga, harpista e cantora

                                     

Quando falamos de harpa, cantora e música popular brasileira...pensamos de imediato no nome Cristina Braga! seu jeito encantador alcançou vários olhares e a admiração de muitas pessoas por onde passa.
 Ela possui um vasto repertório que explora muito bem a harpa nos ritmos brasileiros. Já fez várias participações em gravações de álbuns de artistas brasileiros como Nara Leão e Lenine.
Conheça seu site http://www.cristinabraga.com/site/


                                         



                                         





Florence and the Machine


                                         

                     
Florence and the Machine é uma banda britânica de indie rock e música experimental. Ganhou destaque na atualidade por suas músicas e até alcançou prêmios como Grammy Awards. Tom Monger é o harpista da banda. Ele estudou no Trinity College of Music, em Londres com Sioned Williams e Hugh Webb.
Tom antes de entrar na banda fez participações em álbuns de outros artistas como a Björk. Ele adora trabalhar a harpa com recursos eletrônicos, isso é uma de suas marcas. Infelizmente, numa turnê da banda  pela Europa, o trailer que transportava os instrumentos pegou fogo....e sua harpa foi destruída...ele tinha aquela harpa a  17 anos....Atualmente ele toca em outras.
Ele tem páginas na web  http://www.tomtheharpist.com/          http://tommoth.tumblr.com/



                                         


                                         

                             

                                         


Björk
                            

A cantora, compositora, instrumentista, atriz, e produtora musical islandesa  de trajes psicodélicos, a Björk, lançou vários álbuns muitos deles premiados nos mais famosos Festivais. A harpista que atua como arranjadora  é a Zeena Parkins, a Björk já contratou outros harpistas antes. A harpa é bem presente nas músicas da Björk, harpas acústicas e elétricas são usadas nos shows e gravações.


                              






Loreena McKennitt


                                       

A música de estilo celta eclético mesclado com world  music com tendências musicais vindas do Oriente Médio, é representada pela cantora, instrumentista e  compositora  Loreena McKennitt. Loreena  é canadense, mas sua ascendência é irlandesa e escocesa . Sua marca é sua música, que junta elementos  celtas e orientais com toque erudito sempre utilizando instrumentos folclóricos e efeitos eletrônicos de sintetizadores. A harpa é bem presente nas suas músicas pois ela um dos símbolos do povo celta.
Conheça o seu site http://loreenamckennitt.com/


                             




Erin Hill

                                



Erin Hill é harpista, cantora e atriz na cidade de New York .Suas performances musicais têm variado do pop, rock, psicodélico, música experimental ou ficção científica, ópera, e Céltica.
Hill venceu o Prêmio 2013 Música Independente de sua canção "Stun", do Erin Hill & Inventor Psychedelic Harp álbum Girl.
Ela foi destaque no HBO of Thrones 2013 promo, tocando o Game of Thrones tema em sua harpa.

Seu site  http://erinhill.com/


                          





Cécile Corbel






Cécile Corbel, nasceu em 28 de março de 1980,  na cidade de Pont-Croix, Finistère, na França. Ela é  cantora, harpista, e compositora. Já lançou cinco álbuns de música original e trabalhou para o Studio Ghibli como compositora para seu filme, o mutuário Arrietty
Corbel canta em várias línguas, incluindo francês, italiano, Bretão, e Inglês e tem feito músicas em alemão, espanhol, irlandês, turco e japonês. Seu parceiro ao longo da vida é compositor Simon Caby, que também é seu co-compositor.






                                             
                                                         


   


                                        









Deborah  Henson-Conant




Nascida em 11 de novembro de 1953 em Stockton, na  Califórnia/ EUA,  Deborah  Henson-Conant é uma harpista e compositora com uma alegria contagiante. Apelidada de " Harpist Hip", ela é conhecida por sua presença de palco extravagante e sua inovação com harpas elétricas. Uma de suas composições mais conhecidas é o Baroque Flamenco, apreciado e executado por muitos harpistas do Mundo.


                                       





                            




Alan Stivell




O grande harpista bretão Alan Stivell, é uma figura importante no renascimento da música celta do século XX, um clássico de seu repertório é o Suíte Irlandaise e O Rei das Fadas executado na harpa céltica acompanhada de uma flauta irlandesa pennywhistle. 
Stivell nasceu em Auvergne, criado em Gourin, Morbihan (Bretanha), e lançou seu primeiro álbum harpa celta em 1964. Atualmente continua seu trabalho como cantor, harpista e compositor.






                                         


                               
                                                                                  





Comentários

Postagens mais visitadas