A simbologia da Harpa, o que ela significa



Conforme explicação de um dicionário o significado da palavra Harpa seria:

s.f. Instrumento musical de tamanho grande, formato triangular e cordas de comprimentos irregulares, que se fazem ressoar com os dedos, e que existe desde a mais remota antiguidade.O mais importante, sob o ponto de vista da música, dos instrumentos de cordas tocados com os dedos e não com um arco. É o mais antigo dos instrumentos de cordas.

Disso já sabemos...mas...o que a Harpa nosso instrumento musical do coração significa realmente? o que a Harpa simboliza?





Acredita-se que a Harpa por ser o instrumento musical dos anjos, simboliza a conexão entre o céu e a terra, ou seja, seria um elo entre o mundo físico e o espiritual. As cordas seriam simbologicamente os degraus de uma escada, indicando a direção para a vida eterna.




Além de símbolo celeste a Harpa também é símbolo nacional em algumas partes do Mundo, como na Birmânia onde é conhecida como a harpa burma ou saung gauk. Para os birmaneses ela é o som da voz do Buda. No Paraguai a Harpa paraguaia além de símbolo nacional  é bastante forte e expressiva na cultura local.







Na Bíblia



A Harpa é o instrumento musical mais tocado pelo exército angelical de Deus. É por isso que os anjos com harpas simbolizam o louvor a Deus e a harmonia. Na Bíblia ela é citada pela primeira vez no primeiro livro do Antigo Testamento, onde é relatado o nome de Jubal como o pai ou criador dos instrumentos musicais.
"O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos que tocam harpa e flauta. "(Gênesis 4:21)
No mundo cristão a Harpa representa a música sacra e também é o símbolo da  insígnia do famoso harpista o Rei Davi. Antes de ser Rei, Davi era convocado pelo Rei Saul para tocar sua harpa e com isso afugentar o espírito mal que o atormentava. 



Na Irlanda 


Na Irlanda Antiga, harpa é um instrumento significativo para o povo Celta, conforme a lenda celta o Deus Pai usava o som da harpa para ordenar as estações do ano.
A harpa era o instrumento usado pelos deuses para adormecer seus ouvintes, os quais não resistindo ao seu canto, podiam ser transportados para o além. A Harpa representa a Irlanda e Gales, tanto que é encontrada em várias insígnias como a Brian Boru.





No Egito Antigo

A Harpa no Egito Antigo tinha várias formas e tamanhos, era um instrumento bastante popular usado tanto na música dos cantos sagrados dentro dos templos quanto nas músicas dos festivais populares profanos. 


Um peculiar hino chamado “canto do harpista para Antef " era um poema datado no século XXI a. C., que contemplava através da letra e melodia a constante procura da felicidade na vida terrena. Para os egípcios, a Harpa também simbolizava o estado de espírito inquieto, em que o homem não se contenta com o que é triste e quer ser feliz de alguma maneira.








Agradecemos sua visita! até a próxima!






Fontes


http://musimid.mus.br/9encontro/wp-content/uploads/2013/11/9musimid_duarte.pdf

https://pt.dreamstime.com/ilustra%C3%A7%C3%A3o-stock-molde-do-fundo-com-o-mapa-turista-da-irlanda-marcos-s%C3%ADmbolos-e-texto-image99200635

https://variety.com/2015/tv/asia/filipino-version-of-celestial-movies-channel-1201642257/

https://www.dicionariodesimbolos.com.br/harpa/

Comentários

Postagens mais visitadas