As Harpas do Mundo
Como já lemos numa postagem anterior, cada parte do mundo possui sua harpa, adaptada a sua cultura incorporando designs e timbres próprios.Alguns destes instrumentos curiosos, criados nos tempos antigos, permaneceram até os tempos atuais, é claro que não em grande quantidade pois são raros os seus instrumentistas. A seguir temos uma listagem das harpas mais curiosas e variadas espalhadas no mundo, umas são híbridas, ou seja, são a junção de harpa + algum instrumento...
Pelo fato de "misturarem" a harpa com outro instrumento musical o nome destes leva algum sufixo ou prefixo de harpa no seu nome. Alguns harpistas não os consideram como harpa por conta da estrutura física ou timbre...mas como havia falado, cada povo criou e adaptou a sua harpa.
Harpa de Pedais
Harpa de Pedais de Sébastien Érard
A harpa de pedais, também conhecida como a harpa de concerto ou sinfônica, é uma harpa grande que possui uma mecânica moderna, projetada principalmente para a música clássica, pode ser utilizada tanto para solos, como para conjuntos de câmara, ou orquestras sinfônicas, com música clássica ou popular já que possibilita a modulação no momento da execução de peças musicais. A harpa de pedais é descendente das harpas antigas resultante de várias adaptações.
A harpa de concerto é grande e tecnicamente moderna, geralmente, ela tem seis oitavas e meia (47 cordas), pesa cerca de 36 kg é de aproximadamente 1,85 m de altura, tem uma profundidade de 1 metro, e é de 55 centímetros de largura na extremidade de baixo do tampo. Possui 7 pedais, um para cada nota musical. As notas variam de três oitavas abaixo do meio C ♭ para oitavas de três e meio acima, geralmente terminando em G♯. Usando designações oitavas, o intervalo é de 1 a C ♭ G♯7. Pelo menos um fabricante dá a harpa uma seqüência de 48, um elevado A ♭ (A ♭ 7) dando ao instrumento uma série de C ♭ 1 a A♯7. As duas cadeias mais baixas, C e D ♭ 1 ♭ 1, não são afetados pelo mecanismo do pedal (isto é, o seu ajuste não é afetada pela posição de, respectivamente, a C e pedais D). Eles devem ser ajustados manualmente. Sua nota (respectivamente C ♭, C ♮ ou C♯ e D ♭, D ♮ ou D♯) deve ser ajustada com antecedência para toda a peça (ou seção de uma peça).
Suas cordas mais curtas são de nylon, as medianas são de tripa e as mais calibrosas que são de registro mais grave são metálicas.
Kafir
A harpa Kafir, conhecida como WAJ, Waji, vaj ou vaji, é uma harpa arqueada de cordas tradicional usada na província Nuristan do Afeganistão. É tocada durante encontros sociais, e para acompanhar a narrativa épica ou canções de contos heróicos.
Harpas similares costumavam ser difundidas nos tempos antigos em toda a Ásia Central e Índia, e esta harpa possivelmente entrou no Afeganistão durante a expansão do budismo em toda a região, mas hoje a Waji não é usada em qualquer outra parte do Afeganistão. Ela tem sido comparada ao ennanga de modelos de harpa Ugandaand utilizado na Suméria e Egipto antigo, já em 3000BCE.
Queen Mary Harp
A Queen Mary Harp (gaélico escocês: clàrsach na banrìgh Màiri) ou Harpa Lude, é uma harpa antiga atualmente exibida no Museu Nacional da Escócia. Acredita-se que datam do século 15, e teve origem em Argyll, no Sudoeste da Escócia. É uma das três mais antigas sobreviventes harpas gaélica, sendo os outros the Lamont harpa ea Trinity College Harp. Alguns luthiers a fabricam mantendo a tradição.
O konghou (chinês: 箜篌; pinyin: kōnghóu) é uma antiga harpa chinesa. O konghou, também conhecido como kanhou, foi extinto em algum momento da Dinastia Ming. Ele foi revivida no século 20 como uma harpa ponte dupla; a versão moderna do instrumento não se assemelha a uma antiga, mas a sua forma é semelhante à harpa de concerto ocidental.
Trigonon
A trigonon é uma pequena harpa triangular ocasionalmente usado pelos antigos gregos e, provavelmente derivada da Assíria ou Egito. O trigonon é pensado para ser uma variedade da sambuca ou idêntico a ele. A trigonon é representada em um dos vasos atenienses na ilha de Rodes, do século 5 AC , que são preservadas no Museu Britânico. O triângulo é irregular, que consiste de uma base estreita para que uma extremidade da cadeia fosse fixa, enquanto que o segundo lado, formando um ângulo ligeiramente obtuso com a base, consistiu de uma placa de som de largura e ligeiramente curvo perfurado com orifícios através do qual a outra extremidade das cordas passaram. O terceiro lado do triângulo formado pelas cadeias de si mesmas, o pilar da frente, que em harpas europeias modernas tem um papel tão importante, sendo sempre ausente nestes instrumentos orientais iniciais. Uma pequena harpa deste tipo com 20 cordas foi descoberto em Tebas, na Grécia, em 1823.
Spitzharfe
A spitzharfe (ou arpanetta) é um instrumento de cordas musical popular em Italyand Alemanha nos séculos XVII e XVIII. Até 90 centímetros de altura, ele é projetado para ser colocado sobre uma mesa, e é composto por dois conjuntos de cordas - cordas de aço para produzir a melodia e bronze cordas para o acompanhamento. Seu dedilhado é semelhante ao dedilhado na harpa.
Saung
O saung (no birmanês caung, kauk; sáʊnɡaʊʔ), também conhecido como o saung-Gauk, harpa birmanesa, Burma harpa, ou Myanmar harpa é uma harpa arqueada usada na música tradicional birmanêsa . O saung é considerado como um instrumento musical nacional da Birmânia. O saung é único na medida em que é uma tradição muito antiga e é dita como uma das sobreviventes das harpas antigas na Ásia.
Adungu
Adungu, também chamado de ekidongo ou ennenga, é um instrumento musical de cordas dos povos Alur do noroeste do Uganda. Possui de sete a dez cordas, ou mais. O adungu pode ser tocado sozinho (muitas vezes com acompanhamento vocal), ou em um conjunto, para diversos fins, incluindo o prazer pessoal, discoteca e música de concerto, a terapia dos doentes mentais, e do culto cristão.
A forma física do adungu deriva exclusivamente origens africanas. A forma musical comumente conhecido como adungu música, no entanto, está sintonizado com escala diatônica da música clássica europeia e carrega a influência da presença britânica em Uganda.
Alaúde-harpa
O alaúde harpa, ou harpa dital, é um intrumento musical que combina características de harpa e violão. Foi inventado em 1798 por Edward Luz.
Mvet
Mvet é um instrumento musical de cordas, harpa-alaúde ou vara cítara do povo fang do Gabão, Camarões, São Tomé e Guiné Equatorial. Algo parecido com o Mande kora, mas maior e mais simples, que consiste em uma vara tubular de palm-ráfia ou de bambu, entre um e dois metros de comprimento, com geralmente três ressonadores cabaça. Uma ponte central vertical divide quatro ou cinco cordas metálicas ou intestino, jogado ambos os lados da ponte.
O instrumento é colocada horizontalmente na caixa para fechar ou abrir o ressonador central com um movimento dos braços. Pode ser tocado sozinho ou pode acompanhar música ou poesia que inclui épicos, canções de batalha, ritual, a filosofia e conhecimento do mundo.
No final do século XX, o mvet tornou-se um instrumento fundamental de bikutsimusic.
Jarocha
O Jarocha é uma harpa mexicana. Ela tem uma moldura de madeira, um ressonador, um tampo liso, 32-36 cordas de nylon ou de metal, e não tem pedais. Esta harpa é sintonizada diatonicamente ao longo de cinco oitavas. Ao contrário de outras harpas mexicanos, o Jarocha tem buracos localizados na parte traseira da placa de som, em vez de na frente.
Gravikord
O gravikord é uma harpa de 24 cordas, inventado por Robert Grawi em 1986, que está intimamente relacionada tanto ao kora da África e o kalimba no Ocidente. Ele foi projetado para empregar uma estrutura de matriz tonal casal separada tornando possível tocar varios ritmos como um instrumento eletro-acústico moderno. Há um instrumento semelhante, também desenvolvido pela Grawi, a gravi-kora, que é ajustado de forma idêntica a uma seqüência de 21 kora tradicional Africano.
Triple harp
A Triple harp, muitas vezes referida como a harpa triple Welsh (Welsh: deires Telyn), é um tipo de harpa empregando três filas de cordas em vez de a única linha mais comum. O Welsh harpa triple hoje é encontrada principalmente entre harpistas de música tradicional Welsh.
Guitarra harpa
A Guitarra harpa ou Harp-Guitar é um instrumento de cordas à base de guitarra com uma história de mais de dois séculos. Apesar de existirem vários instrumentos de cordas históricos independentes que têm sido referidos como "harpa-guitarra" ao longo dos séculos, a sua definição mais comum é um "guitar, em qualquer de suas formas aceitas, com qualquer número de cordas abrirão adicionais que podem acomodar indivíduo depena ". A palavra "harpa" é usado em referência a suas cordas abertas.
Esta família é composta por muitas variedades de configurações do instrumento. Mais facilmente identificados são guitarras harpa americanas com tanto braços ocos, pescoços duplas ou quadros para apoiar cordas graves extras, e guitarras baixo europeias (ou contraguitars). Outras guitarras harpa apresentam cordas flutuantes agudos ou mid-range, ou várias combinações de vários bancos de corda flutuante, juntamente com um braço da guitarra padrão. As variações são a chitarra, harp o chord, harp-symptar e a double harp guitar.
chitarpa
double harp guitar
harp o chord
Harpa Lamont
O Lamont Harp, ou clarsach Lumanach (também conhecido como o Caledonian Harp ou Lude Harp) é exibida no Museu Nacional da Escócia. Acredita-se que datam do século 15, e ter-se originado em Argyll. Junto com o Queen Mary harpa e a harpa Trinity College, que é um dos únicos três sobreviventes harpas Gaelicas medievais.
Harpa Paraguaia
A harpa paraguaia é o instrumento nacional do Paraguai, e instrumentos similares são usados em outros lugares na América do Sul, especialmente Venezuela. É uma harpa diatônica com 32, 36, 38 ou 40, 42 ou 46 cordas, feita de madeira tropical, pinho e cedro, com um pescoço de arco arredondado, é tocada com as unhas. Acompanha canções tradicionais na língua Guarani.
Sasando
O Sasando, também sesando ou sasandu, é uma harpa tradicional nativa da Ilha Rote da East Nusa Tenggara, na Indonésia. O nome é derivado de Sasando a palavra Rote dialeto "sasandu", que significa "vibração". Acredita-se que já tenha sido conhecido para o povo Rote desde o século 7.
A parte principal do Sasando é um tubo de bambu que serve como a base do instrumento. Em redor do tubo de várias peças de madeira que servem de cunhas onde as cordas são esticadas a partir do topo para a base. A função das cunhas é segurar as cordas mais altas do que a superfície do tubo, bem como para a produção de vários comprimentos de cordas para criar diferentes notações musicais. O tubo de bambu amarrado está rodeado por um ventilador em forma de bolsa ou de folhas secas (Borassus flabellifer), que funciona como o ressonador do instrumento. O Sasando é tocado com as duas mãos atingindo a picadas do tubo de bambu através da abertura na parte da frente. As cordas são tocadas de forma semelhante a uma Kacapi. O Sasando tem 28 ou 56 cordas. O Sasando com 28 cordas é calledsasando engkel e às vezes tem 56 cordas, chamados cordas duplas.
Kora
A kora é uma harpa africana possui 21 cordas. Usada extensivamente na África Ocidental
Çeng
O Çeng é uma harpa turca. Foi um instrumento Otomano popular até o último século 17. A palavra vem da palavra persa "chang", que significa "harpa" e também "cinco dedos".Um instrumento semelhante também aparece desenhos do Egito Antigo. No final do século 20, fabricantes de instrumentos e artistas começaram a reviver o Çeng, com projetos mais recentes que incorporam mecanismos de ajuste avançadas, tais como aqueles encontrados no kanun. Considerando que a caixa acústica no antigo çeng estava na parte de cima do aparelho, instrumentos modernos têm a caixa acústica na parte inferior.
Krogharpe
O krogharpe é um tipo de harpa nativa da Noruega, que tem cordas de aço e um tampo horizontal. Na era moderna alemã a harpista Nancy Thym reconstruiu e desempenhou um krogharpe com base em um instrumento construído em 1776 em Østerdalen.
Acacia Lira
Acacia Lira é uma harpa curiosa, na verdade é uma harpa dupla para que duas pessoas consigam toca-las simultaneamente. Foi inventada por Don Peddle Ottawa, que também criou o cigar box harp.
cigar box harp
Harp Kora
Criado por Dennis Havlena, o Harp-Kora é uma harpa dupla-face, que é amarrada e tocada como um Kora. Há 10 cordas do lado direito e 11 do lado esquerdo. Este medidas Harp-kora pouco mais de 31 centímetros de altura. Duas alças, como em um Kora Africano, fornecem uma maneira muito sólida de exploração ao tocar o instrumento. O tom do Harp-kora é decididamente ressonante e bonito, com bom volume também. Enquanto ele lembra o tom de um Kora, as cordas de metal e de caixa acústica dão-lhe uma forma diferente. Para tocar é preciso alternar entre os lados.
Adaptado de http://www.snipview.com/q/Pedal%20harp
http://www.oddmusic.com/gallery/om17500.html
Procuro uma "Harpa celta" para estudos iniciais ou compativel. Pode ser usada. E a forma de pagamento. E como chegar ate Brasilia. Fico no aguardo.
ResponderExcluirObrigado.
Procure no Facebook sobre Harpas Omega. O fabricante é de Brasília. Agradecemos a visita.
Excluir