Mulheres Harpistas

          






                                         




       As Harpas no mundo poético figuravam as mulheres, por sua beleza e som angelical ressaltavam a doçura do elemento feminino das coisas.

                                       



     Muitos dos musicistas harpistas eram homens, mas uma boa parte eram mulheres. Alunas que mais tarde se tornaram professoras que geraram gerações e mais gerações de harpistas no Mundo. Março é o mês delas. E à Elas é dedicado este post!







                             Grandes Mulheres Harpistas






                            Henriette Renié


    Nasceu em 18 de setembro de 1875 e faleceu no dia 1 de março 1956 na sua cidade natal  Paris, na França. Harpista, Professora e Compositora. Mulher profundamente religiosa que trouxe inovações no mundo musical do seu tempo, pois as mulheres não tinham cargos importantes naquela época, se limitavam aos deveres domésticos.
    Durante a Segunda Guerra Mundial escreveu seu Método Completo de Harpa, posteriormente usado em vários lugares do Mundo por seus alunos.
    Foi aluna de Hasselmans. Seus famosos alunos foram Marcel Grandjany, Carlos Salzedo, Marcella de Cray, Mildred Dilling, Susann McDonald, Sally Maxwell, Phyllis Schlomovitz, Odette Le Dentu e o ator cômico Harpo Marx.


 Na IMSLP há uma lista de várias obras da Renié em arquivo pdf para download grátis, inclusive a do Método Completo de Harpa!

http://imslp.org/wiki/Category:Reni%C3%A9,_Henriette



























                       Lily Laskine


     Nasceu em 31 de agosto de 1893, filha de imigrantes russos para Paris, Lily logo cedo iniciou os estudos musicais com sua mãe que era pianista, posteriormente decidiu trocar o piano pela harpa, instrumento adotado por toda sua vida.Grande harpista do século XX, foi aluna de Hasselmans no Conservatório de Paris. 

No dia 22 de fevereiro de 1907 estreou a obra Introdução ao Allegro de Maurice Ravel, obra encomendada pelo fabricante de harpas de pedais Érard em resposta "ofensiva" do fabricante de harpas cromáticas Pleyel que encomendou a obra Danças sacra e profana de Debussy....as músicas na verdade serviam para cada lado mostrar o potencial musical de suas distintas harpas. 

    Lily foi professora do Conservatório de Paris de 1948 a 1958. Fez parceira com ilustres flautistas franceses da sua época, como Marcel Moyse e Jean-Pierre Rampal, em que realizaram várias turnês pela Europa apresentando obras eruditas e populares.

    Também gravou muitas trilhas sonoras para filmes. Em 1979 ganhou o Grand Prix du Film Musical por seu trabalho na trilha sonora  de La Leçon de Musique.     Ela escreveu vários concertos para harpa, e descobriu trabalhos históricos desconhecidos para harpa como Gossec's Symphonie  Concertante  para duas harpas.


Lily Laskine foi premiada com a Legião de Honra em 1958. Faleceu no dia 4 de janeiro de 1988 na sua cidade natal Paris, na França.













             Susann McDonald


    Norte-americana, nasceu em 1935 na cidade de Rock Island, Lllinois.  Aos 15 anos de idade estudou no Conservatório de Paris com a Henriette Renié e Lily Laskine. 
    Em 1955 foi a primeira americana a ganhar o Premiere Prix de Harpe, algum tempo depois foi uma dos vencedores do 1º Concurso Internacional de Harpas em Israel , em 1970 ela voltou como juiza na competição.
   Por um bom tempo desenvolveu uma carreira acadêmica notável como chefe do departamento  de harpa na Universidade  de Arizona, na Califórnia State College, na do sul da Califórnia, em Los Angeles e na Juilliard School.
    Também assumiu o cargo de presidente do departamento da Indiana University -Bloomington na Escola Jacobs of Music, que possui o maior departamento de harpa do mundo. É diretora artística do Congresso Mundial da Harpa, idealizadora e diretora musical da Competição Internacional de Harpa EUA.Teve alunos famosos como Cristina Braga, María Luisa Rayan-Forero, Naoko Yoshino, Joann Turovsky, Natalie Salzman entre outros.


























           Acácia Brazil

     Grande harpista fluminense, Acácia Brazil formou gerações de harpistas. Seu amor pela música e sua dedicação à harpa, a tornou conhecida por seus trabalhos e atuações como harpista, professora ou como exemplo de ser humano.
     Acácia Brazil filha do cientista Vital Brazil, nasceu no dia 24 de maio de 1921, seu pai ao assistir um concerto de uma harpista italiana, encantou-se com a harpa e decide que uma de suas filhas seria harpista!.Acácia, aos 7 anos de idade, ficou maravilhada ao ver a figura de uma harpa dourada em um cartão postal, ali talvez nasceu seu amor pela harpa. Nesse tempo não havia professor de harpa no Brasil. Então Acácia estudou piano por dois anos, até que chega ao Brasil a harpista espanhola Lea Bach sua futura professora de harpa!

    Formou-se na Escola Nacional de Música da então Universidade do Brasil em 1939 e casou-se no mesmo ano. Em 1963 se torna a harpista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Em 1967 funda a cátedra de harpa na Escola de Música da UFRJ. Atuou também na Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC como primeira harpista, foi fundadora, diretora e consultora da American Harp Society, da Corporation of World Harp Congress (EUA) e da sociedade Ludovico (Espanha). Publicou diversos trabalhos e artigos. No dia 28 de outubro de 2008 Acácia partiu, deixando sua encantadora música e seu exemplo, como expressão do amor pela música, em especial seu instrumento, a harpa.





















        Maria Célia Machado


     A harpista Maria Célia Machado formou-se sob a orientação da espanhola Léa Bach. Posteriormente, graduou-se na Escola de Música/UFRJ, onde recebeu o prêmio Medalha de Ouro. Nesta universidade, exerceu o magistério e foi eleita para o cargo de diretora. Também exerceu, por mais de duas décadas, o cargo de primeira harpa solista na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal/RJ.


      Maria Célia é autora de dois projetos, ambos com apresentações no Brasil no exterior Orquestra Brasileira de Harpas” e “Trio d’Ambrósio” - este último ao lado da pianista Maria Helena de Andrade e do violinista Aizik Geller, que valorizou a sua pesquisa sobre o berimbau, a harpa afro-brasileira. 
     Ela atua nesse conjunto há 15 anos, ao lado de cinco harpas francesas, violino, violoncelo, piano e percussões.
    


























               Cristina Braga


    Cristina Braga, harpista e cantora, tem sido grande responsável pela divulgação da harpa no Brasil, e de uma harpa brasileira no mundo. Afinal de contas ela diz: “A harpa tem a forma do mapa brasileiro, é como ter o Brasil nas mãos, tocar o Brasil”

    Com seu trabalho persistente mostrou que seu instrumento além de solar com orquestras também tem alma brasileira, tocando samba, choro, bossa, e participa de inúmeros projetos de música clássica e popular com a mesma desenvoltura.

Foi aluna de Acácia Brazil no Rio de Janeiro, formada pela UFRJ, onde alcançou o prêmio de distinção “Medalha de Ouro” e de Susann MacDonald nos EUA. Tem 16 discos gravados, alguns lançados também na Europa, Japão, Taiwan e EUA.

Ocupa o cargo de 1a. Harpista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro aonde tocou sob a batuta de nomes como Mistislav Rostropovich, Karl Martin, José Maria Florêncio, Sílvio Barbato, Sílvio Viegas, entre outros.

     É professora de harpa da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Com a mesma naturalidade aprendeu a pedalar bossa-nova tocando com Peri Ribeiro, estrelou um show de samba tocando Noel Rosa e Cartola na harpa com direção de Haroldo Costa e locução de Sargentelli, tocou com as divas eternas Nara Leão, Ana Carolina e Zizi Possi; gravou em discos de Gal Costa, Marisa Monte, Chico Buarque, Zeca Baleiro entre outros; colocou harpa no rock nacional acompanhando os Titãs, e participou de apresentações ao lado de Lenine.

Confira mais informações sobre a Cristina Braga no seu site  http://www.cristinabraga.com/site/



























           Vanja Ferreira




Graduada em Harpa pela Escola de Música da UFRJ, Vanja Ferreira tocou com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília (DF, 1982-1983), atuando sob a regência dos maestros Emílio de César, Levino de Alcântara e Manuel Ivo Cruz. Foi primeira harpista da Orquestra Sinfônica da UFRJ (RJ, 1981-1984), sob a regência do maestro Roberto Duarte, e primeira harpista-solista da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (RJ, 1983-1986), sob a regência do maestro David Moraes.
Como solista, atuou junto à Orquestra Sinfônica do Recife (PE), Orquestra Rio Camerata (RJ), Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Mato Grosso (MT), Orquestra Jovem Brasileira de Música (RJ) e Orquestra de Cordas de Volta Redonda (RJ). Apresentou-se em turnê pelo Estado do Rio de Janeiro, acompanhando o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, com a obra A Ceremony of Carols, de Benjamin Britten. Apresentou-se com a Orquestra de Cordas de Volta Redonda, na Sala Cecília Meirelles, regida pela maestrina Sarah Higino.

Além de harpista solista, recitalista e camerista, Vanja Ferreira atua na música popular, tendo tocado com diversos artistas brasileiros e estrangeiros em shows e gravações de estúdio. No início dos anos 90, além da harpa de concerto, Vanja passou a tocar também harpa céltica e, desde então, dedica-se a divulgação deste modelo medieval de instrumento. 
Atualmente, Vanja integra a Orquestra Brasileira de Harpas e a Orquestra Rio Camerata. Foi a harpista convida a inaugurar a harpa do departamento de música da UFPE. Confira as fotos do concerto de inauguração aqui   https://www.flickr.com/photos/ascomufpe/sets/72157647765236219/























          Angélica Vianna

Mineira, Pós-graduada pela Universidade de Indiana nos Estados Unidos com grau de “Master in Music – Harp Performance” com a professora Susann McDonald.
Finalista do Concurso Norte Americano de Harpa Ann Adams, realizado em Baton Rouge, Estado de Louisiana, EUA. Angélica 
representou o Brasil em diversos Concursos e Congressos internacionais de harpa no Exterior.
Participou de Master Classes com os harpistas Isabelle Moretti (Conservatoire du Paris), Marielle Nordmann (França), Mario Falcao (Portugal/EUA), Norma Rodrigues (São Paulo). Como instrumentista de orquestra foi convidada a participar de várias orquestras profissionais do Brasil e dos Estados Unidos, tendo sido primeira harpista da “Indiana University Harp Ensemble”.
Participou de vários eventos solo organizados pela Produtora Empresarial Americana “Music Attractions”.Deu Palestras em Festivais de harpa em Williamsburg no Estado de Virgínia, USA. Lecionou como assistente da renomada Professora Susann McDonald no Curso Internacional de Férias em Bloomington, Indiana, e foi assistente da Prof. Elzbieta Szmyt no curso Pre-College de harpa da Indiana University no período de 1997 a maio de 2000. Lecionou a disciplina acadêmica “Harp Technology” do curso de Graduação e Pós-graduação da mesma Universidade nos EUA. Angélica Vianna é a única brasileira especializada em manutenção e regulagem de harpas, treinada pela Fábrica de Harpas Lyon&Healy em Chicago, sendo atualmente a representante da mesma no Brasil.É também correspondente oficial brasileira da Organização Internacional “World Harp Congress” e Primeira harpista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo.
Mais informações no seu site http://angelicavianna.com.br/















        Wanda Eichbauer

      Wanda Eichbauer formou-se pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na classe da Profa. Acácia Brazil com Medalha de Ouro e tem o título de Mestre pela Faculdade de Educação da mesma Universidade.


Foi premiada em vários concursos nacionais e conquistou o 4o. lugar no Concurso Especial da peça israelense no V Concurso Internacional de Harpa em Jerusalém, Israel. Participou de Master Classes com as harpistas Phia Berghout (Dinamarca) e Susana Mildonian (Bélgica) quando de sua estada em Israel. Como recitalista apresentou-se nas principais salas de concerto do Brasil tanto em recitais de harpa solo como também em concertos de música de câmara, apresentando em 1a. audição mundial a peça Texturas de Ricardo Tacuchian durante o Congresso Mundial de Harpistas na Áustria.
       Como solista, apresentou-se com as melhores Orquestras do Brasil executando os mais importantes Concertos para Harpa. Destaca-se o Concerto de Heitor Villa-Lobos que, além de ser a única harpista brasileira a executá-lo, foi responsável também pela sua 1a. audição no Brasil. Durante vários anos atuou como 1a. harpista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica Nacional e Orquestra Sinfônica Brasileira. Atualmente é Professora de Harpa da Escola de Música da UFRJ, onde desenvolve um extenso trabalho de divulgação do seu instrumento aliada à extensão e à pesquisa.
















       Liuba Klevtsova


   A russa Liuba Klevtsova começou a estudar harpa aos sete anos em Moscou.
Aos 15, entrou para o Colégio de Música do Conservatório Tchaikovsky, na classe de Vera Dulova, e passou a se apresentar como solista nas principais salas de concerto da Rússia.

    Em 1997, foi diplomada no Concurso Internacional de Música de Moscou e, no ano seguinte, tornou-se professora oficial da escola de música da cidade. Após realizar tournée pela Romênia e França, com o maestro Zubin Mehta, Liuba entrou para a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
































      Mariana Tudor

Nascida na Romênia começou estudar harpa com 12 anos com a professora Ioana Brustur mundialmente conhecida pela dedicação e profissionalismo. Com 17 anos ganhou segundo lugar no Concurso Nacional de Harpa da Romênia. Em 2003 foi vencedora no concurso para todos os instrumentos de cordas “Prometheus” Bucareste. Mariana Tudor e formada em Harpa e Música de Câmara pela Universidade Nacional de Música de Bucareste com os professores Ion-Ivan Roncea e Elena Gantolea. Em 2000 junto com a orquestra "Liceum Strings", apresentou-se em diversas salas de concerto entre os quais, Victoria-hall-Geneve, Tonhalle-Zurich, Casino-Berna. 
 Reside no Brasil desde 2004 quando foi convidada pela Secretaria de Cultura de Sergipe para ingressar a Orquestra Sinfonica de Sergipe .Em 2006 foi bolsista do curso de harpa no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Em 2007 e 2008 participou como harpista convidada no Festival Internacional de Harpas de Rio de Janeiro. Desde 2007 e Harpista Solista da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) Ja foi solista com a ORSSE, OSJP, OSBA  e recentemente tocou o concerto para Viola, Harpa e Piano de Alexander.Tchaikovscky junto com os renomados solistas Ricardo Castro e Richard Young. Como trabalho didatico esta formando novos harpistas brasileiros atuando como professora de harpa na escola de musica da UFBA e no projeto NEOJIBA (Nucleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia)















             Mônica Cury



 Harpista carioca, iniciou seus estudos na harpa com Acácia Brazil.
Possui graduação em Educação Artística pela UFPB (1986) e mestrado em artes pela Universidade do Chile (2001). Atualmente é professor Adjunto I lotada no Centro de comunicação, turismo e artes da UFPB, atuando principalmente dos temas: musicalização, extensão universitária, música, mulheres e pré-escola. Idealizadora do Camerata Arte Mulher, orquestra feminina que executa obras eruditas e populares. 
Já se apresentou em várias orquestras, atuou na Orquestra Sinfônica Nacional do Teatro Municipal de La Paz, na 20th International Harpcourse The Netherland, Orquestra Sinfônica da Cidade do Recife, orquestra Sinfônica da Paraíba. Participou do festival Debussy/Albeniz em 2012 no Recife, do Laboratório de Composição Musical da UFPB em 2013 na Paraíba entre outros tantos eventos.
Possui produções  bibliográficas como Musicalizar é Viver (2002 Apresentação de trabalho/Congresso) e Musicalização Pré-escolar (1995 Apresentação de trabalho/ Comunicação).
   É professora de harpa e outras disciplinas musicais na UFPB, que oferece os cursos de Extensão, Licenciatura e Bacharelado em harpa.

































              Isabelle Moretti


   Isabelle Moretti é uma das figuras mais atraentes do mundo da harpa. Ela toca seu instrumento em um estilo inimitável mistura generosidade, sinceridade e nobreza. Ela foi uma premiada harpista nas competições internacionais de harpa de Genebra, Munique, e Israel, e agora viaja o mundo como convidada nas salas principais de concerto. 

      Ela aparece com os Symphonieorchester des Bayerischer Rundfunks sob a batuta de Sir Neville Marriner, a Orchestre National de Lyon, o Ensemble Orchestral de Paris, o Deutsche Kammerphilharmonie Bremen, a Orquestra de Câmara de Israel, a Orquesta de Córdoba, a Orquesta Sinfónica de la RTVE, a Orquestra Filarmônica de Israel, os cabos de aço Sinfonieorchester, e o Atlanta Symphony Orchestra. 

    Seu  repertório solo se estende desde o século XVIII até a música contemporânea mais complexa, que muitas vezes ela apresenta em seus recitais. No campo da música de câmara, que ela é particularmente apaixonada, realiza com freqüência apresentações com Henri Demarquette, François Leleux, Philippe Bernold, Andras Adorjan, Magali Mosnier, e o Parisios Psophos e Ébène Quartetos. 



    Vários trabalhos têm sido dedicados a ela, e em 2006 ela estreou o concerto de harpa de Philippe Hersant no Théâtre des Champs-Élysées, em Paris e concerto de Michèle Reverdy com a Orquestra Nacional de Lille. Sua discografia rica e variada tem sido muito aclamada, ganhando prémios como o Victoire de la Musique , Grand Prix de la Nouvelle Académie du Disque, Charles Cros Prix, Choc du Monde de la Musique. Uma professora bem conhecida, ela transmite sua paixão para estudantes de todo o mundo em master-classes, ensina no Conservatório Nacional Superior de Música et de Danse, em Paris, e também é professora visitante da Royal Academy of Music em Londres desde 2008. Em 2007 Isabelle Moretti foi nomeada Chevalier de l'Ordre National du Mérite. Nos dias  17 a 22 de abril de 2014 participou como condutora do 2º Taller Itinerante de Arpa Clássica, evento dirigido  a estudantes latinoamericanos  de harpa de pedais, o evento ocorreu na cidade de Vassouras-RJ.
Conheça o seu site http://www.isabelle-moretti.com/













       Myriam Rugani Viana

     Myriam Rugani Viana é natural de Belo Horizonte.Começou seus estudos de piano aos 4 anos de idade, com o Professor Francisco Campos. 
     Estudou nas seguintes Instituições de ensino: Colégio Imaculada Conceição, Colégio Estadual Central, Conservatório Mineiro de Música, hoje Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, todos em Belo Horizonte.Mais tarde, já depois de casada com Expedito Viana, graduou-se em bacharelado de Harpa pela Escola de Música da UFMG onde foi professora, e ao mesmo tempo, 1° harpista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, lugares onde trabalhou até se aposentar.

























          Rita Constanzi

    A harpista, professora, atriz,  e compositora Rita Constanzi já atuou como solista principal na Vancouver Symphony Orchestra e da CBC Radio Orchestra, ambas no Canadá. Foi musicista convidada do Tanglewood Music Festival, World Harp Congress, Cambridge Music Conference e Musikfest Horwelten. Costanzi oferece Master Classes em importantes escolas como a Juilliard School, a Eastman School of Music e a Universidade de Nova York (onde lecionou como professora adjunta). 
       Recentemente atuou na Montreal Symphony Standard Life Competition e foi convidada para lecionar Master Classes para a Venezuelan Youth Orchestra. Atua como professora de harpa no Festival Femusc no Brasil. Saiba mais sobre ela acessando  o http://ritacostanzi.com/index.shtml 







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