Compositor Bochsa



                                          

Grande músico e compositor, Bochsa compôs para harpa e outros instrumentos musicais. Alguns professores de harpa usam suas lições e obras publicadas em vários livros. 



                                       


 Método Bochsa Nouvelle para harpa de 110 páginas grátis aqui:
http://imslp.nl/imglnks/usimg/f/f3/IMSLP107609-PMLP219063-Bochsa_-_Nouvelle_methode_de_harpe.pdf






No Vestibular, mais precisamente no programa do teste de habilidade exigido pelas Universidades, são usadas as obras nº32 e nº62.

Programa do teste de habilidade para Harpa/UFRJ





                                                                                                                                                              
          




Partituras e livros grátis:
http://imslp.org/wiki/Category:Bochsa,_Nicholas_Charles

Página sobre Bochsa:
http://bochsa.voila.net/



..............................................Biografia de Bochsa........................................................


Robert Nicholas Charles Bochsa (1789-1856),  grande músico e compositor, nasceu no dia 9 de agosto de 1789 em Montmédy, França. Ele recebeu  as suas primeiras lições de música com seu pai, Karl Bochsa, que era flautista e clarinetista.

 Aos  8 anos de idade havia apresentado suas primeiras composições para piano e flauta em público. Ele também estudou harpa, violino, violoncelo, oboé, mais precisamente para suas composições. Aos 12 anos ele havia composto uma sinfonia e vários ballets, aos 16 anos compôs uma ópera, Trajano, em honra da visita de Napoleão para Lyons. Por sugestão do imperador, ele foi enviado para o Conservatório de Paris, onde começou a especializar-se na Harpa de Pedais.

 Sebastian Erard tinha melhorado o mecanismo da Harpa de Pedais, e Bochsa através da publicação de um "método", restituiu a popularidade da Harpa. Nomeado harpista de Napoleão em 1813, ele deu aulas à Imperatriz Josephine e mais tarde para Marie Louise, a Harpa tornou-se uma mania entre as senhoras parisienses. Aliança conjugal com a nobreza o permitiu manter a sua posição sobre a restauração dos Bourbons, e ele foi nomeado harpista tanto Louis XVIII e o duque de Berri.


                                                         







Descoberto em suas falsificações, em 1817, ele fugiu para a Inglaterra. Em sua ausência, ele foi condenado e sentenciado a uma multa de 4.000 francos e 12 anos de prisão. Em Londres, ele foi festejado como uma celebridade e inundado com pedidos de aulas de harpa, seus alunos, incluindo a Duquesa de Wellington e as filhas do duque de Clarence. Em 1820, ele acompanhou George IV em uma visita à Irlanda, onde no dia de St Patrick com vulgaridade requintado ele se apresentou em uma harpa que supostamente teria sido uma propriedade de Brian Boru.  Na instituição da Royal Academy of Music, em 1822 tornou-se professor de harpa e secretário-geral, mas foi forçado a abandonar estes lugares, cinco anos depois, por causa de ataques públicos ​​sobre seu caráter. De 1826 a 1832, ele foi o maestro do Teatro do Rei, dando concertos anuais de benefícios que eram muitas vezes bem sucedidas financeiramente.Em 1839 Bochsa fugiu com a soprano Anna, esposa de Sir Henry Bishop. Durante alguns anos, o casal visitou América e Europa, sempre evitando a França, até que chegou em Sydney no Kit Carson de San Francisco em 3 de Dezembro de 1855. 


                               


Por esta altura Bochsa foi fatalmente doente com hidropisia; um primeiro show, anunciado para o Royal Victoria Theatre em 18 de dezembro, teve de ser adiada por dois dias para permitir que ele aparecer, e, em seguida, novamente em outro pretexto. Enquanto isso anúncios saudaram como "Compositor e Primeira Harpista de Sua Majestade, a Rainha Vitória, o governador Vida da Real Academia Musical da Inglaterra, ex-Diretor de Sua Majestade Italian Opera House, e do San Carlo de Nápoles. Ele finalmente apareceu no dia 22 de dezembro, no Prince of Wales Theatre, regendo a orquestra e fornecendo acompanhamentos de piano para Anna Bishop, mas muito doente para dar o desempenho harpa prometido. Imediatamente a seguir o seu estado de saúde piorou e, embora ele fez mais três aparições que teve que ser levado para o teatro a cada vez, o sentido prático dos concertos a ser assumida por Stephen Marsh. Em 06 de janeiro de 1856, ele morreu no Royal Hotel, Sydney, e foi sepultado com grande pompa em Camperdown cemitério, onde um coro cantava o requiem que havia composto, três dias antes de sua morte; um arranjo orquestral do mesmo trabalho foi realizado durante o cortejo até o cemitério. Um memorial erguido ornamentado por Anna Bishop sobre o túmulo, com uma grande harpa, tenha sido apagado por vândalos.
























Adaptado de  http://adb.anu.edu.au/biography/bochsa-robert-nicholas-charles-3019

Comentários

Postagens mais visitadas