Cordas




                                                              

      Além de tantos cuidados que se deve ter com a harpa, é importante lembrarmos da voz dela....as cordas!!! As responsáveis pelo som do instrumento devem ser bem cuidadas para que sempre haja qualidade no som produzido. Não se fabricam cordas de harpa no Brasil, é preciso importa-las. Há vários sites que vendem, seja elas para célticas ou de pedais.


                                                        




     As cordas nas harpas de pedais são de nylon, tripa de carneiro e metálicas.

      As influencias climáticas alteram a durabilidade e o "corpo" das cordas....climas secos ou frios demais prejudicam as cordas pois tendem a se partir com facilidade, podendo também alterar sua cor por conta de fungos. O ideal é manter a harpa num lugar com temperatura amena para um ser humano, ou seja, que não seja seco nem frio demais.


      Sempre tenha um alicate e um jogo de cordas para casos emergenciais, pois nunca se sabe o momento em que uma corda pode partir!  No Blog da Harpista Angélica Vianna ela disponibilizou uma gravura de sua autoria que ensina como reaproveitar uma corda partida, fazendo uma emenda.
     A emenda deve ser feita acima dos pinos de apoio, próximo ao pino de afinação.

                                             


                                     

  Mais informações sobre cordas de harpa de pedais obtenha no site da Angélica Vianna       http://www.angelicavianna.com.br/blog/?p=325






      Um famoso fabricante de cordas americano é o Robinson's Harp Shop, em Mount Laguna nos EUA. Além de cordas, ele vende planos de construção e hardwares, materiais necessários para montagem de uma harpa de alavancas. Seu preço é bom e acessível, muito procurado por harpistas de vários países do Mundo. Seu site é o http://www.robinsonsharpshop.com/








                            





                                                         
     Reportagem sobre a loja da Robinson's Harp no site http://www.utsandiego.com/news/2013/nov/01/harp-laguna-strings-robinson-business/ com galeria de fotos.


                                    

     Como fabricam cordas:


                                                 

                              






                                         

                                                                                cordas vibrando.....



     Quando se compra cordas novas deve-se atentar as cordas necessárias, a não ser que precise de um jogo completo. Cada fabricante tem sua própria tabela adaptada aos modelos de harpa que o mesmo vende.


                                  



     As tabelas possuem dados de identificação para cada corda, como exemplo usaremos uma tabela de jogo completo para uma Harpa Céltica modelo Tara estilo McFall com 36 cordas comercializado pelo Robinson's Harp Shop...

*Note- sequência numérica de cada corda (exemplo: 1, 2, 3....36)

* Freq.- a nota musical padrão para aquela corda  (exemplo: c, b, a, g, f, ....c)

*Gauge- seria a medida da espessura da corda em mm (exemplo: .025, .028, .032 .....024/4/.012SFB)
As cordas mais curtas são de nylon fino, a partir que ficam maiores ou mais longas necessitam ser mais grossas até que são revestidas de metais, para alcançarem os registros mais graves da harpa.

* Length- o comprimento total da corda

*Tension- a tensão na corda





      Tutoriais de como trocar as cordas :








                                             









Comentários

Postagens mais visitadas