Harpista Vanja Ferreira participa da Ópera O Pescador e Sua Alma em Recife/PE
A Ópera "O Pescador e Sua Alma" baseada no conto homônimo de 1888 de Oscar Wilde teve suas apresentações realizadas no Teatro de Santa Isabel no Recife/PE nos dias 8, 9, 10, 11 e 12 de julho. A montagem teve a
regência de Maria Aida Barroso e partituras de Marcos Lucas.
Dentre os instrumentos musicais que compunham a orquestra destacamos a harpa de pedais que foi tocada maravilhosamente pela Harpista convidada Vanja Ferreira.
Imagem: Ceci Maciel
Lembrando que a harpa usada na orquestra, nomeada carinhosamente de "Estela", foi comprada em 2014 pelo departamento de música da UFPE e inaugurada num concerto, no mesmo ano. O modelo da harpa é a Apollo com 47 cordas na cor mogno, do fabricante italiano Salvi.
Devemos ressaltar que a harpa trouxe um diferencial nesta Ópera, pois a mesma foi muito usada nos arranjos de todos os atos. A harpa soou claramente e não teve suas notas imperceptíveis aos ouvidos da plateia ou"ofuscadas" pelos outros instrumentos. Ela casou perfeitamente com cada clímax e teve um papel fundamental na composição do Marcos Lucas que inovou em explorar os efeitos sonoros deste instrumento tão rico.
Foto de Daniela Garcia
Realmente a harpa foi uma esplêndida solista!
Parabéns ao compositor Marcos Lucas pelo seu magnífico trabalho!!!
Um Parabéns todo especial à Harpista Vanja Ferreira por sua sensibilidade artística, além de sua dedicação na divulgação, pesquisa e incentivo ao estudo da harpa no Brasil!!
Dignos de todos os nossos aplausos!!!!
Uma breve entrevista com a Harpista Vanja Ferreira sobre a Harpa na Ópera
1. Vanja, de quem partiu o convite para ser a Harpista na orquestra da Ópera O Pescador e Sua Alma?
"O convite veio da Diretora Musical e Regente: Maria Aída Barroso, quando estive aqui em Recife, em setembro de 2014, para tocar o Concerto de W. A. Mozart para harpa, flauta e orquestra, ocasião em que estreamos a harpa "Estela" do Departamento de Música da UFPE."
2. O que você achou da utilização frequente da harpa nos arranjos desta obra?
" A parte de harpa da ópera "O Pescador e Sua Alma" é um presente. A parte evidencia a harpa dentro da orquestração. Tendo sido escrita para uma pequena orquestra de câmara, composta de 8 músicos (violino, viola, violoncelo, flauta, clarineta, trompa, harpa e percussão), todos são solistas."
3. Sentiu alguma "dificuldade" nos ensaios ao unir os arranjos da harpa com os outros instrumentos?
" Não senti dificuldade para unir a harpa aos outros instrumentos, pois a regente Maria Aída Barroso é muito competente e fez uma direção exemplar. A dificuldade da obra se resume ao fato de ser uma ópera escrita na atualidade, numa linguagem que foge do comum e do óbvio quando se pensa em ópera!."
4. Como você define a presença da Harpa na música desta Ópera?
" A harpa nesta ópera do compositor Marcos Lucas é o elo. É ela quem leva a música para o mar "calmo", mas também para o "tenebroso". A presença da harpa é forte, encantadora, mas com os efeitos propostos pelo compositor, a harpa apresenta sonoridades distintas, colaborando com os demais instrumentos para a criação dos ambientes que sugerem e amparam as cenas dos cantores."
5. Fechando a entrevista..... Vanja, que mensagem você deixa aos estudantes do Nordeste que pretendem enveredar o caminho de serem futuros harpistas e compositores?
" A mensagem que quero deixar para vocês estudantes de harpa que pretendem se profissionalizar e serem futuros compositores é: Não desistam de seus sonhos. Não se intimidem diante das diversidades. A música é o foco. Não se percam com as distrações do caminho. Apreciem os imprevistos e transformem as dificuldades em lenha para manter a chama da fogueira acesa dentro de vocês."
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