Sobre a Harpa de cordas cruzadas ou Cromática





A harpa de cordas cruzadas ou  Cromática  ou em inglês Cross-Strung  é uma harpa bem curiosa. Enquanto acidentes são tocados nas harpas de concerto através dos pedais e levers nas harpas célticas, as harpas cromáticas possuem duas fileiras de cordas de modo que cada um dos doze semitons da escala cromática tenha a sua própria corda.
                                              



A primeira harpa cromática teria sido criada no final do século XVI na Espanha e era chamada de "Arpa dos ordenes".  A sua identidade como um instrumento foi estabelecido logo no início do século XVII. Foi muito usada na música litúrgica e popular. Sua popularidade atingiu o seu pico no final do século XVII diminuindo no início do século XVIIIAs razões para o seu declínio são complexas, incluindo o deslocamento cultural da música espanhola e instrumentos musicais na corte (Arpa dos ordenes em favor dos instrumentos italianos e franceses (violino, o cravo, alaúde, etc.).


                                         
                                                                     Réplicas inspiradas na Arpa dos ordenes


Atualmente alguns harpistas internacionais divulgam este modelo de harpa folclórica, um deles é Manuel Vilas, conheçam um pouco do som desta harpa.

                                             






Harpa Cromática Pleyel

                                                     

No século XVIII, a harpa foi equipada com pedais. No entanto, estas harpas não eram adequadas para certas obras que eram complexas por conta do cromatismo usado nas composições. A música cromática de compositores como Wagner, Fauré e Richard Strauss levou a  Gustav Lyon, chefe da empresa Pleyel,  em 1894 na cidade de Paris, criar uma harpa inovadora ao mercado daquela época....surge então a  Harpa Cromática. Seu modelo foi inspirado numa harpa que já era conhecida na Renascença e no período barroco.

Uma característica particular da harpa cromática é que ela tem uma cadeia separada para cada semitom. Uma série de cordas corresponde às notas brancas do teclado, a outra série para as pretas. Para economizar espaço, a série de cordas são cruzadas, em vez de ser colocadas atrás uma das outras. Isto permitiu que ambas as mãos do harpista alcançasse as duas fileiras de cordas no ponto de maior ressonância, podendo executar notas cromáticas simultaneamente como num piano.

                                 




Sua criação não foi propositalmente comercial, também teve uma "competição idealizada" entre fabricantes para mostrar qual harpa era a melhor naquela época, a Cromática ou a de Pedais??? Foram criadas obras para explorar a sonoridade destas harpas. A obra mais famosa dedicada a Harpa Cromática é a Danse avec double quatuor cordes: Danse sacree, danse profane de Debussy, atualmente os harpistas tocam na harpa de pedais!


Temos uma postagem falando da Harpa Cromática do Museu do Estado de Pernambuco, o modelo dela é Pleyel  http://aharpanordestina.blogspot.com.br/2015/05/harpa-cromatica-do-museu-do-estado-de.html




             
                                       



                                          


Um curso para a harpa cromática foi estabelecido no Conservatório Royal de Bruxelas em 1900, e também  no Conservatório de Paris posteriormente.
                                             
                                                     


                       
   
                                         




A produção da harpa cromática foi interrompida em 1930, alguns destes exemplares foram preservados em  museus e centros culturais.

Uma harpista da atualidade que divulga a harpa cromática é a Paola Chatelle, algumas das imagens usadas neste post são do site dela.


 Acesse e conheça um pouco mais  http://paolachatelle.be/pleyel.html

                                     

                                                   








Sobre a Empresa Pleyel

                                           

Pleyel Company foi fundada em 1807 em Paris pelo compositor Ignace Pleyel (1757-1831). Jean Henri, um famoso fabricante de pianos Inglês, ingressou na empresa e ajudou de 1811 a 1815. Em 1815, o filho de Camille Pleyel Ignace ingressou na empresa, e quatorze anos mais tarde, Frédéric Kalkbrenner. Chopin fez sua estréia em Paris, em 26 de fevereiro de 1832 na Salle Pleyel e depois possuiu um piano de cauda Pleyel (n. 7267). Em 1855, Camille Pleyel morreu e o negócio passou a seu filho, Auguste Wolff (1821-1887).
A empresa tornou-se Pleyel, Wolff & Cia. Após a morte de Wolff, seu filho Gustave Lyon (1857-1936), juntou-se ao desenvolvimento da harpa cromática. [from: Margaret Cranmer "Pleyel" em Grove Dictionary of Music and Musicians, ed. Stanley Sadie, 2ª ed, (London: Macmillan, 2001) vol. 19, 923-924.]







Harpa Cromática Henry Greenway

Perto do final do século XIX, o luthier Henry Greenway construiu várias harpas de seu modelo de harpa cromática  bem peculiar, seu modelo Double Chromatic Harp é diferenciado por causa do pilar em forma de X com dois pescoços. Um deles é exibida no Metropolitan Museum em Nova York e outra no Museu Nacional de Música, Vermillion, South Dakota.

                                              





Vídeos de Harpa Cromática




                                    



                                       
                                                               














Sites de Museus com Harpas Cromáticas e instrumentos antigos

http://sionharp.madaraokougen.com/mu/e_%20main.htm

http://harpguitars.net/blog/2013/05/musee-de-la-musique/







Comentários

  1. Ju... faz uma matéria sobre a claviarpa - a harpa de teclado! :D aBRAÇOS!

    ResponderExcluir
  2. Blz Marcelo! em breve postaremos! obg pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Estou escrevendo um dicionário, as informações foram muito úteis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas