Harpa Paraguaia



                


A harpa paraguaia é um instrumento musical bastante popular no Paraguai,  similar a outras harpas latinas particularmente a harpa venezuelana. Ela é uma harpa diatônica com 32, 36, 38 ou 40 cordas geralmente, feita com madeira nacional, com um exagerado arco de pescoço. A harpa paraguaia é dedilhada com as unhas e dedos, é comum na execução de músicas da língua guarani, e também teve influência da música espanhola.

                                                





Acredita-se que o primeiro contato dos povos da América com a harpa foi no tempo da Conquista espanhola, precisamente com os que acompanhavam Sebastián Gaboto em sua viagem ao Rio da Prata em 1526, dentre os espanhóis havia um senhor que tocava harpa,  Martín Niño.

A harpa chegou ao Paraguai pelos jesuítas e suas missões religiosas na América. A música com harpa foi um forma de evangelização e interação entre os povos. Utilizada principalmente para acompanhamentos melódicos, mas como solista raramente.



                                  




                               

Na terra guarani  a harpa impressionou o mestiço, mediante os ensinamentos das missões jesuítas e franciscanas. Habilmente copiada e aperfeiçoada por artesãos nativos a harpa adaptada foi construída com madeiras nacionais, com estas transformações então nasce A Harpa Paraguaia! uma harpa que nasceu da fusão das civilizações espanhola e indígena.





                                           




A harpa paraguaia teve uma rápida evolução. No início de 1900 eram construídas com madeiras comuns, e possuíam 28 ou 32 cordas. As cordas a princípio eram feitas de tripas de animais ou de couro do ventre de cavalos, mas logo foram substituídas pelas de nylon.  As demais cordas, as mais altas (com som mais grave) eram de aço.




                 
             
                                   


Foi Félix Pérez Cardozo, considerado um dos maiores interpretes e compositores da harpa paraguaia, quem acrescentou mais quatro notas baixas ao instrumento (ou seja, mais cordas de som grave), além das 32 que tinha, para executar “Pájaro Campana”. As harpas paraguaias de 36 cordas ficaram famosas e eram as únicas utilizadas, até que o harpista e luthier Papi Galán introduziu 7 notas agudas a mais, criando a harpa paraguaia de 43 cordas!  muitos já utilizam e é comercializada em maior quantidade no Japão, onde existem pelo menos 7.000 amantes da harpa paraguaia!


A evolução da harpa clássica não afetou a harpa paraguaia, e um exemplo é a não adaptação dos pedais, que no caso da clássica permitia a modulação em diversas tonalidades. Embora tenha suas possibilidades abreviadas por não possuir a escala cromática originada por essas mudanças, a harpa paraguaia se beneficia pela sonoridade, claridade e consistência apesar de sua afinação ser diatônica.
Seus luthiers e cultivadores realizam seu aprendizado oralmente, de geração a geração, e utilizam as unhas em lugar da ponta dos dedos (como se executa na clássica).





                                        
                                         


A harpa paraguaia tem som penetrante, sua ressonância é fantástica e atrai todos os olhares. Atualmente os luthiers e grandes fabricantes inovaram e desenvolveram novos modelos de harpas paraguaias. Dentre as inovações no mundo da harpa paraguaia podemos citar a fabricação de harpa paraguaias com alavancas! sim! os levers usados em harpas célticas! isto possibilita a mudança de tons e faz com que esta harpa deixe de ser diatônica! Já existe no mercado modelos elétricos delas com novo designe e vários recursos eletrônicos um bom exemplo é a EC Llanera 35 da Camac.


                                   
                                                                                     EC Llanera 35




Não é tão difícil encontrar harpas paraguaias à venda no Brasil. Você encontra muitas destas nas regiões centro-oeste e a sudeste.

Um website bem conhecido que vende harpas paraguaias, inclusive outras (clássicas e célticas)  é o Paraguayan Harps do Luthier Gustavo Arias.        http://www.paraguayanharps.com/

....................................................................................................................................................................


A Harpa Paraguaia e o Natal

                                          


O Natal brasileiro é embalado ao som da harpa de Luís Bordon, harpista paraguaio que inovou o mercado fonográfico nos anos 60 . As canções tradicionais natalinas tiveram grande prestígio e até hoje no Natal em alguma casa ou loja podemos escutar as músicas natalinas interpretadas por Luís Bordon.
O post anterior  http://aharpanordestina.blogspot.com.br/2015/12/a-harpa-e-o-natal.html  explica de forma direta e breve a integração da harpa paraguaia ao repertório natalino, e também um pouco sobre o trabalho A Harpa e a Cristandade de Luís Bordon.



.....................................................................................................................................................................



A Maior orquestra de harpas do Mundo


A Maior orquestra de harpas do mundo entrou para o Guinness dos recordes no dia 23 de outubro de 2013 durante o #SuenaParaguay. Esse concerto teve a participação de 420 harpistas de 9 a 74 anos de idade. Foi realizado no Ginásio Poliesportivo da Secretaria Nacional de Esportes em Assunção no Paraguai.

                         


.....................................................................................................................................................................


Algumas aulas de Harpa Paraguaia


No Youtube você encontra alguns vídeos-aula de harpa paraguaia....uma curiosidade é que as cores das cordas Dó e Fá são diferentes na harpa paraguaia. Numa harpa céltica ou clássica as cordas Dó são vermelhas e Fá são pretas, numa paraguaia as cordas Dó são azuis e as Fá são as vermelhas!!!


                   


                                       



                                     




                                                                  




                                                                                         




                                                                                                  





                                                                                                          

                                        



.....................................................................................................................................................................


Dia 9 de junho o Dia da Harpa Paraguaia !


No ano de 1997, a pedido do então Ministério de Educação e Cultura Paraguaia, o presidente Juan Carlos Wasmosy decretou que no dia 9 de junho de cada ano seria festejado o Dia da Harpa Paraguaia, em recordação ao aniversário de falecimento de Félix Pérez Cardozo. O músico ficou na história da harpa paraguaia pelas mudanças que introduziu na construção do instrumento e por ter composto temas que formam parte do repertório popular, como “Llegada”, “Tren Lechero”, “Ánela Rosa”, “El Sueño de Angelita”, “Mi Despedida” e “María Elsa”, entre outros.
Além disso, este instrumento teve brilhantes cultivadores antes de Félix Pérez, como José del Rosario Diarte, Conché Ramírez, Tani Bordón e Pedro Rojas. Tempos depois surgiram Luis Bordón, Papi Galán, César Cataldo e muitos mais.


Texto adaptado de:
https://paraguaiteete.wordpress.com/2013/09/19/a-historia-de-como-a-harpa-se-tornou-paraguaia/
..................................................................................................................................................................


Como são fabricadas as harpas paraguaias




                                        




                                         



                                         

                           
                                         


                                      

Há muitos harpistas de harpa paraguaia no Mundo, estes se espalham nos estilos populares e nos religiosos. Destacamos alguns que você talvez conheça:


                            

                                                                                                            Nicolas Caballero



                                           
                                                                                        Edmar Castaneda




                                
                             
                                                                                     Walter da harpa





                              
                                                                                                            Papi Galán





                             
                                                                                             Fabiola Harper






                                           
                                                                                         Jessé Pessoa





                               
                                                                                          Thiago Raja






                                                                                     Rafael Deboleto





                                        
                                                                                           Aline Araújo





                                        
                                                                                     Dario Andino






                                           
                                                                                   Narcizo Lucena






                                       
                                                                                   Mauro da Costa Lima






                                        
                                                                                         Ari Noronha
                                              



                                         
                                                                                        Olivino Silva




                             
                           
                                                                                               Priscila Sales



                        

                               
                                                                                                                  Luís Bordon

Comentários

  1. CURSO COMPLETO DE HARPA EM YOUTUBE MOACYR HARPA

    https://youtube.com/playlist?list=PLvB7F2IYF4Zon5GMjLQo2Z4azI46CvOQ3

    ResponderExcluir
  2. https://youtube.com/playlist?list=PLvB7F2IYF4Zon5GMjLQo2Z4azI46CvOQ3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas