Harpas Latino-americanas



                                  


De som fantástico e música  penetrante, as harpas latinas são variadas em tamanho e formas. Estas originadas a partir das primeiras adaptações da harpa popular da América Latina resultado da fusão entre a harpa folclórica hispânica com a harpa clássica, são de uma sonoridade inconfundível.


                                      

                                         Bolivian "arpines" foto do  Museu de instrumentos musicais da Bolívia 
                                            fonte   http://landofwinds.blogspot.com.br/2014/01/harps-and-violins-in-andes.html




Dr. Ortiz conta a história das harpas latinas em seu livro "Harpas latino-americanas, História, Música e Técnicas". No livro há várias fotografias, textos com descrições mais detalhadas sobre os tipos de música tocada, listas de harpistas, instrução de como tocar, e também um material de peças impressas!

                                              





SOBRE A ORIGEM DAS HARPAS LATINO-AMERICANAS

 
As harpas hispânicas vieram para a América durante as conquistas e o período da colonização. Como não tinha padronização para harpas na Espanha, havia diversos modelos de harpa e  de menestréis
também chamados de tomadores de harpa. As harpas latino-americanas atuais evoluíram das harpas europeias.

No século 14 as harpas folclóricas eram bastante populares. Eram grandes ou pequenas, com fileiras individuais ou duas paralelas de cordas, cinzeladas, com belos desenhos e pinturas, marchetarias, caixas de madeira ou couro, etc., estas são documentadas na Espanha durante os séculos 14 e 15. Começando no início de 1500 e durante os próximos séculos, harpistas espanhóis chegaram à América, a princípio eram diatônicas as suas harpas. 


Destacam-se alguns notáveis harpistas que iniciaram a divulgação da harpa folclórica na América Latina. Harpista espanhol "Maestre Pedro Valenciano" foi para a  região costeira do norte do México por volta de 1520. Em 1526 harpista Martín Niño chegou com a expedição de Sebastián Caboto para a área onde atualmente ficam a  Argentina, Uruguai e Paraguai. Outros harpistas também foram  documentadas em Bogotá e Lima no mesmo ano.







MÉXICO


                                     


A harpa mexicana, também é conhecida como harpa de Veracruz. Esta harpa parece ter sobrevivido em apenas algumas áreas do México como Michoacán e Jalisco, sul de Veracruz, e as terras altas de Chiapas (onde é usada pelos índios Chamula), mas é cada vez mais divulgada na Cidade do México, Tijuana e Southern California.  


                                   



A harpa Veracruz, chamada de  arpa Jarocha, nos modelos originais, suas saídas de som são localizadas na frente da caixa harmônica, enquanto outras têm estes buracos na parte de trás. Em Michoacán elas têm um corpo grande e são acompanhadas por outro artista que toca tambor.  

                                            



As harpas mexicanas dos índios Chamula são pequenas e são construídas sem as cordas "mid-range" ou de registro médio, portanto estes instrumentos têm dois grupos de cordas uma com registros graves e o outro com registros agudos justificando o amplo espaço vazio na seção intermediária (média) .








VENEZUELA



                                      




A harpa venezuelana chamada de llanera arpa, é originária das planícies venezuelanas. A Venezuela tem dois tipos de harpas.  A llanera arpa ou arpa criolla é a mais popular, elas têm um corpo delgado, coluna reta, e um pescoço com curva suave. Geralmente tem três orifícios (saídas de som) na frente. Seu modelo foi projetado para ser tocada em pé, embora muitos harpistas prefiram tocar sentados. Pode ser encontrada em toda a Venezuela e nas planícies do país vizinho, a Colômbia.



Qualquer loja de discos terá uma seleção muito grande de música da llanera arpa, tanto instrumental como canções acompanhadas por ela. O segundo tipo de harpa venezuelana, nos estados do norte de Aragua e Miranda é chamada de arpa aragüeña (harpa de Aragua) pouco se sabe dela.




                        



O repertório tradicional com llanera  consiste em diferentes tipos de músicas e danças com andamento  6/8 nas formas de joropo, de ritmo mais lento com passagens e trechos "golpeados". A llanera  é acompanhada por um pequeno violão de 4 cordas, e maracas que desempenham  a marcação para acentuar ou criar uma síncope. Há muitos outros estilos que utilizam da llanera.







PARAGUAI

                            

                                
A harpa paraguaia é oficialmente o instrumento nacional do Paraguai, é claro rsrsrsrs!! existem várias fábricas de harpa paraguaia na capital Assunção. Dizem que equipes de futebol, cidades, clubes sociais e até partidos políticos têm melodias de harpa que os identificam!. São facilmente encontradas a venda nas lojas do Paraguai. 



A harpa paraguaia moderna tem cerca de 5 pés de altura (1,52 m). Seu peso é geralmente entre 7 e 12 libras (3,17 e 5,44 kg), seu som é claro e poderoso. O número convencional de cordas é de 36, mas algumas têm até 40 cordas. O espaçamento das cordas é em geral mais estreita que em outras harpas latino-americanas, mas o espaçamento aumenta em direção a faixa mais baixa para permitir mais espaço para os dedos e as vibrações das cordas.  Tradicionalmente, as cravelhas eram feitas de madeira dura, e hoje são de alumínio. As harpas paraguaias estão sendo fabricadas também na Europa, nos EUA e em outras partes do mundo. 

 Temos um post especial sobre a harpa paraguaia:

https://aharpanordestina.blogspot.com.br/2016/01/harpa-paraguaia.html






PERU

                           

                  

A harpa peruana é usada na cultura indígena, geralmente tem um corpo grande com furos (saídas de som) na frente em pares simétricos em ambos os lados das cordas. Algumas têm elaboradas esculturas ornamentais. Em algumas áreas de Cuzco, outra harpa chamada domingacha é bastante popular, é uma  versão de madeira da cuca-arpa, uma pequena harpa com corpo de cabaça.
                     


                                 

                                                                fonte http://landofwinds.blogspot.com.br/2014/01/harps-and-violins-in-andes.html 



Algumas harpas peruanas tem um gancho esculpido na parte superior do pescoço que permite que o instrumento de cabeça para baixo descanse em um estilingue. Durante algumas festividades religiosas e indígenas, os harpistas mantêm as suas harpas nesta posição durante toda  a caminhada.



                                       
                                                                                       Harpa Domingacha






EQUADOR



                   

                                                                    fonte http://www.imaginative-traveller.com/world-music-in-focus-colombia/


Algumas de suas harpas são grandes, enquanto outras são pequenas e mais populares em outros lugares. Os furos para saída de som são geralmente três: dois de um lado e um no outro, como na Venezuela. Existe modelos com um duplo pescoço estilo paraguaio, mas com uma cabeça de índio esculpida no topo como algumas harpas tradicionais.







CARACTERÍSTICAS COMUNS ENTRE AS DIFERENTES HARPAS LATINO-AMERICANAS

 

A harpa é apoiada no ombro direito quando tocada. A mão direita toca a melodia, enquanto a esquerda faz o baixo(geralmente). O uso de unhas na mão direita é uma prática geral. A mão esquerda também toca com as unhas mas em algumas vezes toca apenas com as pontas dos dedos. Os Harpistas canhotos frequentemente tocam a harpa apoiada no ombro esquerdo e inverte as mãos.A construção além das óbvias diferenças na forma e tamanho entre as diferentes harpas latino-americanas, um grande número de detalhes de construção são bastante diferentes. Materiais não são padronizados e a disponibilidade determina a madeira a usada. Alguns dos melhores fabricantes padronizaram o processo de construção, especialmente no Paraguai, mas há diferenças de fabricante para fabricante na escolha das madeiras para algumas partes do instrumento. O número de cordas é geralmente entre 32 e 36. Na maioria são de nylon, algumas possuem cordas metálicas como as paraguaias.

O uso de cordas coloridas para algumas notas foi elaborado muito depois de serem inventadas nos seus países, em alguns lugares ainda não foram padronizados. Na harpa  paraguaia duas notas são coloridas, Fá geralmente é vermelha Dó azul, mas existem outros sistemas, incluindo uma recente tentativa de adotar o uso de Dó vermelho e o Fá preto( ou azul) como nas harpas de pedais e célticas.





VÍDEOS AULA


Harpa Llanera



                               





Harpa Jarocha
                     

                                     





Harpa Paraguaia


                                       

                                       



Obrigado pela visita! nos despedimos ao som de Merengue Rojo por Alfredo Rolando Ortiz!!!!

Até a próxima postagem!!!

                                      
                                                                   








Textos adaptados de http://www.harpspectrum.org/folk/History_of_Latin_American_Harps.shtml



Comentários

Postagens mais visitadas