Os primeiros fabricantes de Harpa na Europa








  Ao vermos instrumentos musicais antigos em fotos da internet ou nos museus, viajamos em pensamentos que nos levam aos tempos antigos quando eram usados, imaginamos por minutos como foram fabricados, quem os tocava, quais lugares que passaram, como fora suas histórias.

  A Harpa por ser um instrumento musical antigo, que sofreu várias mudanças e adaptações é com certeza riquíssima em história.


  Vejamos os primeiros fabricantes de Harpa de Pedais da história!





Jakob Hochbrucker, o criador da "Mãe das Harpas de Pedais"





  Jakob Hochbrucker  foi músico e também o criador da harpa de pedais do século XVIII popularizada na Europa entre 1729 e 1750 por seus descendentes. Sua harpa era a de Single-action (ação única).

  Hochbrucker nasceu na cidade de Mindelheim . Desde 1699 viveu e trabalhou em Donauwörth , onde também construiu violas e alaúdes. Por volta de 1720 Hochbrucker inventou o mecanismo de pedal para tocar harpa, adicionando ao instrumento cinco pedais inicialmente (depois para sete) e conectando-os aos ganchos para as cordas C, D, F, G e B, permitindo assim  alterar o som de cordas (um semitom) e ampliar o alcance do instrumento para outras tonalidades. Este sistema cromático engenhoso mais tarde se tornou objeto de estudos e considerações importantes para a harpa moderna.
  Na segunda metade do século XVIII, o mecanismo de Hochbrucker foi amplamente popularizado pelos esforços de seus sobrinhos, Christian e Celestine Hochbrucker, e principalmente por seu filho Simon, que viajou pela Europa tocando em Viena em 1729, Leipzig , Bruxelas em 1734, Paris em 1740 e norte da Alemanha . Dois músicos da família Hochbrucker tiveram sucesso como compositores de harpa: o filho de Jakob, Johann Baptist (Six Sonates pour la harpe, dedicado a De Rohan, 1762) e o sobrinho  Pater Coelestin ( Six Sonates pour la harpe, dedicado para De la Guiche, c. 1771). 
  No século XVIII a afinação fundamental era a Mi bemol Maior. Lá bemol Maior e Si bemol Maior também eram comuns. As mesmas podem ser tocadas em uma harpa afinada em Eb maior: Eb, Bb (Ab aumentado para A), F (Eb elevada para E), C (Bb elevada para B), G (F elevada para F #) , D (C aumentado para C #), A (G elevado para G #), E (D aumentado para D #). Mozart escreveu seu duplo concerto para flauta, harpa e orquestra em dó maior, K. 299, para um instrumento desse tipo de harpa. Esta harpa de pedal de ação única foi exportada para a França, onde, 100 anos depois, foi desenvolvida para fazer uma harpa de pedal de dupla ação no início do século XIX. O responsável seria o Sebastian Erard que construiu em Paris a "harpe à double mouvement" , patenteada em 1810, finalmente mudando para o curso do que Hochbrucker havia desenvolvido com sucesso.

  O Luthier e restaurador Beat Wolf realizou um trabalho com uma réplica de 34 cordas do Hochbrucker, mais detalhes no link abaixo.

http://www.beatwolf.ch/Portals/14/pdf/Report_Hochbrucker_EN.pdf?ver=2013-08-17-102903-380






George Cousineau, o Luthier da Rainha Francesa


  Como a harpa tornou-se popular no final do século XVIII. Houve grande prestígio entre a monarquia da época, com isso a harpa se firmou como o instrumento musical favorito da rainha Maria Antonieta. Esta harpa das fotos abaixo foi feita pelo fabricante de instrumentos de cordas e luthier oficial da rainha George Cousineau. Esta harpa foi fabricada em 1785.









  Cousineau, nomeado Luthier  da rainha Maria Antonieta em 1775, inventou o "béquille" (ou "muleta" ação), uma melhoria na "crochette". Cada corda foi colocada entre duas alavancas em forma de muleta (daí o nome) que giravam em direções opostas quando o pedal era pressionado, resultando em semi-tons mais precisos.







Sébastien Erard   -  O habilidoso das Harpas e Cravos



  Ainda rapaz, Sébastien Érard mostrou grande aptidão para elaborar projetos que envolvia geometria e desenhos arquitetônicos. Na oficina de seu pai, que era um estofador, ele encontrou oportunidade para o exercício antecipado de sua "engenhosidade mecânica". Quando ele tinha dezesseis anos seu pai faleceu, e ele se mudou para Paris, onde conseguiu um emprego numa grande oficina que fabricava cravos. A sua notável habilidade construtiva logo atraiu a atenção de músicos e fabricantes de instrumentos musicais da época, isso foi um dos motivos de sua demissão, ciúme por parte de seu mestre.
  Aos vinte e cinco anos de idade montou seu próprio negócio, sua primeira oficina funcionava num quarto do hotel da duquesa de Villeroi, que lhe deu um caloroso incentivo. Após escapar da Revolução Francesa, Érard anos mais tarde visitou novamente Londres, onde dois anos depois, produziu sua primeira harpa de movimento duplo. 
  Em novembro 1794 Érard registrou a sua primeira patente para uma harpa (Melhorias em pianos e harpas, patente nº 2016), um instrumento com ação refinada e único para aquela época (afinado em Mi bemol) que permitia mudança de semitons acionados por pedais. Esse mecanismo, ainda é usado pelos fabricantes das harpas modernas.Ele já tinha feito várias melhorias na fabricação de harpas, seu o novo instrumento foi um imenso avanço sobre qualquer coisa que ele tinha antes produzido, e obteve tanta reputação por muitos que dedicou-se exclusivamente à fabricação de harpas. 
  No ano seguinte de sua invenção, ele fez mais harpas e as vendia ao valor de £ 25.000. Em 1812 ele voltou a Paris e continuou a dedicar-se ao aperfeiçoamento maior dos dois instrumentos com que seu nome está associado, harpas e pianos.  Érard faleceu em 5 de agosto de 1831 em Passy, Paris.





Jean-Henri Nadermann   - O compositor harpista fabricante de harpas







  Jean-Henri Nadermann foi um dos principais fabricantes de harpas em Paris no século XVIII e também compositor. Ele forneceu a Casa Real seus instrumentos e escreveu sua música em estilo clássico, com uma grande influência do Barroco. Ele teve dois filhos, François Joseph Nadermann, renomado harpista, e Henri Nadermann, fabricante de harpas.


  Em 1756 começou a trabalhar como fabricante de harpas. Ganhou fama quando foi contratado para criar e aperfeiçoar as harpas da rainha Maria Antonieta em sua chegada à França, junto com o compositor e harpista checo Jean-Baptiste Krumpholtz.

 Espera-se que a harpa Nadermann single-action tenha sido criada com base na harpa pedaleira bávara do século XVIII, cuja fabricação, embora reivindicada por vários outros fabricantes de harpas, incluindo Jean Paul Vetter de Nuremberg e Johann Hausen de Weimar,  é atribuída a Jacob Hochbrucker.  Jean-Henri Nadermann morreu em Paris.








Agradecemos a sua visita! até a próxima!!!





Fontes


https://www.beatwolf.ch/Restoration/Hochbrucker/tabid/823/language/en-US/Default.aspx

https://en.wikipedia.org/wiki/Jacob_Hochbrucker

https://www.vsl.co.at/en/Harp/History_02/

file:///C:/Users/asus-pc/Downloads/2782-10088-1-PB.pdf

http://harpguitars.net/blog/2013/05/musee-de-la-musique/

https://www.britannica.com/art/pedal-harp#ref81503

http://collections.vam.ac.uk/item/O58969/pedal-harp-cousineau-georges/

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas