Efeitos e técnicas estendidas para harpa - Extended Techniques for harp








Tocando o modo convencional que aprendemos com nossos professores já é lindo de se ver e escutar, imagine poder tocar com outros efeitos e técnicas que mostram a diversidade de recursos da harpa ??


Isso !! tirar sons não só das cordas mas também de outras partes do corpo da harpa, aumentando as possibilidades sonoras !!!.


Um harpista-compositor que se destacou no assunto técnicas estendidas para harpa foi o Carlos Salzedo. O mesmo até criou um método com várias técnicas modernas para harpa seguindo sua visão de que por ser um instrumento moderno, deveria-se escrever músicas modernas, ampliando o conhecimento dos tipos de composição e técnicas que a harpa poderia nos oferecer.


Método Moderno para Harpa gratuito pelo site IMSLP  no link abaixo.


 https://imslp.org/wiki/Modern_Study_of_the_Harp_(Salzedo%2C_Carlos)






                                                                                                                 Carlos Salzedo



As performances, composições e arranjos de Salzedo trouxeram prestígio para harpa técnica e literatura. Ele introduziu novas notações para indicar certas técnicas, cores e efeitos de harpa. Suas composições fizeram da harpa um instrumento virtuoso. 


Ele influenciou muitos compositores com suas novas idéias para os sons da harpa através de seu trabalho com o International Composers Guild. Stravinsky usou acordes de harpa abafados e notas executadas perto da caixa de ressonância em Symphony of Psalms.


Outros trabalhos para incluir as técnicas de Salzedo são Variations for Orchestra, de Elliott Carter e Concerto for Harp, de Alberto Ginastera . Prokofiev, Milhaud, Anton Webern, Hindemith e Ernst Krenek escreveram para a harpa de maneiras que usaram as técnicas de Salzedo. A maioria dos compositores explicou as técnicas na música ao invés de usar a notação de Salzedo, porque nenhuma fonte única compilou os efeitos e suas notações. Símbolos de harpa especializados não eram comuns até 1960. 

Luciano Berio, José Serebier, Richard Felciano e Robert Capanna usaram símbolos especiais para técnicas de harpa, com alguns semelhantes ou idênticos aos de Salzedo. Schoenberg usou acordes planos em suas Variações para Orquestra (1929).


Bartók também usou estas ténicas em Música para instrumentos de corda, percussão e Celestia (1936), bem como oitavas cromáticas. Benjamin Britten's Guia da Pessoa Jovem à Orquestra usado todas as técnicas de harpa publicadas pela Salzedo.  




Vejamos alguns dos efeitos e técnicas estendidas para Harpa mais usadas, as mesmas podem ter alteração de nomes conforme compositores e suas escolas






HARMÔNICOS 


Os harmônicos são efeitos sonoros que lembram água, os mesmos são executados pressionando e soltando de modo a "pinçar" a corda numa região acima da posição normal de tocar.



Eles soam uma oitava mais alta do que a tocada. A mão direita pode tocar um harmônico de cada vez.  A posição da mão esquerda para harmônicos é possível tirar duas notas simultâneas. Os intervalos de uma 2ª, 3ª, 4ª e 5ª são possíveis.




Sons harmônicos usados no trecho final de Reverie a 5ª peça de 6 Pièces brèves da Henriette Renié







TIMBRES PRODUZIDOS ABAIXO DA REGIÃO CENTRAL DAS CORDAS

Há timbres produzidos por "arrancar" ou tocar as cordas dependendo da colocação vertical das mãos nas cordas isso mudará o tom das notas produzidas.

Após a posição normal  ( na região central ou meio das cordas )  em sentido da caixa harmônica temos:

Bas dans les cordes ( b.d.l.c.) - baixo das cordas

Prés de la table ( p.d.l.t.)  - próximo a caixa. Lembra o som da guitarra.





RÍTMICO


O toque rítmico nada mais é que "bater" na caixa como se a mesma fosse uma percussão, a execução pode ser de várias maneiras. A mão inteira pode ser usada ou os dedos alternados para permitir uma variedade de ritmos. A área da harpa tocada e a porção da mão ou dedo usada criará diferentes timbres.








SONS DE XILOFONE  (sons xylo.)

Este efeito requer ambas as mãos e é melhor executado dentro de um intervalo de intervalo menor. Uma mão pressiona firmemente contra a corda logo acima da caixa enquanto a outra mão toca as notas.









EFEITO GONGO

O efeito gongo nada mais é que uma batida poderosa na região das cordas indicadas, geralmente é feito na região mais grave ou média das cordas.







PIZZICATO BARTÓK

Quando a corda é pressionada e o movimento do dedo finaliza com uma batida na caixa harmônica.









SILENCIADOS (tiras de papel) -  CON SURDINO (surdina)


Efeito produzido quando se põe uma tira de papel na parte superior das cordas. Diferentes espessuras de papel produzem diferentes texturas.










SONS FLUÍDOS - sons fluídicos

Este efeito lembra um pouco os efeitos orientais de vibrato, requer ambas as mãos e uma chave de afinação ou pino de metal.

O(a)  harpista coloca a parte metálica da chave contra a corda, pressiona e move a chave na direção indicada pela partitura. 

Músicas para Harpa que dão um exemplo desta técnica é a Rokudan de Toshiro Mayuzumi, e a Haiku de Susann McDonald.









                                                                                Rokudan de Toshiro Mayuzumi





PITCH BEND - Vibrato na parte superior da corda

O pitch bend é criado quando o polegar da mão esquerda pressiona a parte superior da corda, acima dos discos. Pressionar e soltar repetidamente cria um efeito parecido com um vibrato.









GLISSANDO


A técnica mais conhecida e característica da harpa. Consiste em deslizar o(s) dedo(s) nas cordas. Os glissandos variam e podem começar e terminar em notas específicas. Também podem ser escritos livremente.


Vejamos os tipos de Glissando:



  * Glissando com notação de intervalo específico, começa e termina na corda indicada pela partitura.



                                                        




* Glissando livre ou com notação de gama geral





                                                                    



* Glissando com mais de um dedo, esse tipo de glissando foi usado por Ravel em Introdução ao Allegro






                                                                         


* Xyloflux é o glissando produzido pela unha perto da caixa harmônica.









* Falling hail é o glissando produzido com as unhas do segundo, terceiro e quarto dedos.









*  Glissando com notas enarmonizadas




                                                                         



* Glissando Grilo ou Cricket glissandi é o glissando nas cordas da região que fica entre as cravelhas e os discos fazendo um efeito parecido com som de grilos.








SOM DE ASSOBIO - Whistling Sounds



Executado quando a  mão desliza muito rapidamente nas cordas da harpa para cima, criando um som que lembra um assobio.









EFEITO TROVÃO - Thunder Effect



Efeito executado quando uma corda é pressionada e solta de forma que bata em outras cordas fortemente.



                                                             






Vídeos de Efeitos e Técnicas estendidas 
















                                    


Fontes

http://www.isabelle-perrin.eu/wp-content/uploads/2019/04/ANDRENOTATIONSPANISH-TRANSLATION.pdf

http://www.isabelle-perrin.eu/wp-content/uploads/2019/04/andresNotations2018.pdf

https://en.wikipedia.org/wiki/Carlos_Salzedo

http://composingforharp.com/wp-content/uploads/2014/09/special-techniques-all.pdf

https://www.penbaypilot.com/article/barbara-dyer-carlos-salzedos-harp-colony-camden/96779

http://www.artistleonardo.com/gallery-1/sculpture/the-magic-harp-water-fountain/



Agradecemos sua visita !!! tchau !!

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