A Harpa Eólica









A Harpa Eólica ou harpa de vento, teve a origem de seu nome atribuída ao Deus grego dos ventos Éolo.  Ela consiste em um instrumento de material leve com cordas para serem vibradas ao vento. Conforme relatos antigos foi idealizada e criada por S. Dunstan, arcebispo de Canterbury no século X.



A inspiração para construção do protótipo para harpa eólica foi um instrumento chinês muito antigo que se se aproximava ao máximo de sua forma e dimensões. A caixa era formada por uma cana de bambu posta no chão ou na janela a fim de que a força do vento vibrasse as suas seis ou oito cordas emitindo sons harmônicos relaxantes. 



Com o passar do tempo a sua estrutura e tamanho mudaram. Também aumentou o número de cordas passando a cinquenta. Ao longo do século XIX foi bastante prestigiada, mas séculos depois caiu em desuso passando a ser um objeto decorativo.





                                                                           Harpa eólica feita por Robert Bloomfield




Em Negrar que fica na província de Verona (Itália) há um monumento moderno em forma de harpa eólica. Esta tem seis metros de altura, seis cordas, e sua parte acústica é feita de cobre. Se houver ação do vento esta harpa produz sons audíveis até uma distância de quatro metros. Este monumento foi projetado pelo arquiteto italiano Giuseppe Ferlenga.







                                                                        Harpa eólica monumental de Giuseppe Ferlenga





Ouça o som de uma harpa eólica









Como fazer uma harpa eólica















Agradecemos sua visita!  tchau !




fontes:

https://en.wikipedia.org/wiki/Aeolian_harp

Revista Instrumentos musicais Harpa 22 Salvat

Google

Comentários

Postagens mais visitadas