Lea Bach




                Lea Bach  (☀ Torelló, Espanha 1891   -  🕇  Rio de Janeiro, Brasil, 1988)


Lea Bach foi uma grande harpista catalã de renome internacional. Começou seus estudos na harpa ainda criança, por influência do pai. Ele não impôs sua vontade,  apenas sugeriu que ela deveria se dedicar à harpa. 

Ela criou um amor tão forte pela harpa que em pouco tempo já estava dando concertos com sucesso. Deixou sua terra aos 15 anos de idade para aperfeiçoar-se em Paris com o Harpista e Compositor Hasselmans que notou seu enorme talento e um futuro promissor.

Pouco tempo depois, no concurso realizado no Conservatório do Liceu em Barcelona, Lea conquistou o primeiro prêmio. Daí, começaram a surgir vários convites para turnês que aconteceram nos EUA, Bélgica, França, Inglaterra e Portugal.

Lea realizou cerca de 3 mil concertos em quase toda a Europa.

Casou-se com Jaume Llovera i Tost. Anos depois foi abandonada com duas filhas pequenas, e resolveu sair da Europa embarcando para um novo rumo, a América Latina.

Morou na Argentina onde teve muito êxito, e mais tarde foi convidada para tocar no Brasil onde passou o resto da sua vida.

Junto com a Harpista Esmeralda Cervantes, Lea participou da fundação das escolas de harpa do Brasil e da Argentina. Foi professora da Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro, onde lecionou a futura grande Harpista Acácia Brazil.





Numa entrevista para o Jornal Correio da Manhã no dia 22 de Novembro de 1964, Lea confessou que o estudo da harpa exige total dedicação e principalmente muita presença de espírito, pois 7 pedais do instrumento correspondem às teclas pretas de um piano, que representam na escala cromática os bemóis e os sustenidos, muito importantes na execução de qualquer partitura.




As músicas que Lea costuma tocar eram todas transpostas para harpa, ela mesma fazia essas adaptações pois raros compositores naquele tempo criavam músicas exclusivamente para harpa, em exceção Zabaleta,  Tournier e Ravel. Ela tinha um amor especial pelas músicas de Bach que por coincidência tinham o mesmo sobrenome.

Alguns compositores brasileiros faziam parte do seu repertório como Aldo Taranto, Alberto Nepomuceno e Lorenzo Fernandes.

Lea gravou um LP com músicas do seu repertório.






A Harpista espanhola María Rosa Calvo y Manzano escreveu um livro sobre a vida da Lea Bach. Elas se conheceram pessoalmente em 1970 no Rio de Janeiro.


"Nenhum instrumento é tão lírico e romântico (como a Harpa) ....Seu estudo exige sacrifícios, mas dedilhar suas cordas, é recompensa de tudo"  - Lea Bach






     Fotografia Raríssima da Harpista Catalã Lea Bach em Barcelona  fonte https://en.todocoleccion.net/music-photos-postcards/fotografia-lea-bach-arpista-catalana-siglo-xix-junto-clotilde-cerda~x212626601






Fontes: 

http://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/123456789/754/3/Lembrancas%20de%20mulheres%20musicistas%20atraves%20da%20fotografia.pdf

https://www.docenotas.com/120533/presentacion-de-dos-monografias-dedicadas-a-los-arpistas-nicanor-zabaleta-esmeralda-cervantes-y-lea-bach/

https://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/maria-rosa-calvo-manzano-harpista-harpa-tem-poderes-terapeuticos-16118971

http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=089842_07&pagfis=57831&url=http://memoria.bn.br/docreader#

https://ca.m.wikipedia.org/wiki/Lea_Bach











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