Como microfonar Harpa???



Como microfonar corretamente uma harpa??   O pensamento inicial lógico seria o de aproximar um microfone às cordas...mas devemos atentar ao tipo de harpa e ao local onde a mesma será tocada. 
Colocar captadores pelo corpo da harpa não haverá bons resultados na captação dos sons....pôr um microfone próximo aos pés também há risco dos pés derrubarem o microfone rsrsrsrs....



                                                                                foto http://www.hipharp.com/blog/5040



Estar dentro de um estúdio e fazer uso de um overall  para captar os sons é uma ótima opção, mas se a harpa estiver acompanhada de bateria e ainda instrumentos elétricos como baixo e guitarra talvez não seja uma boa ideia rsrsrsrsrs pois o som da harpa vai "sumir" em meio a tanto som alto ......

É importante localizar a saída do som da harpa para colocar um microfone de forma correta.


                                
                                                                                                                   foto http://brianapetersen.com/tag/tlm-49/


Como diz a Harpista carioca Vanja Ferreira: "o primeiro a receber o som da harpa é o coração do harpista", pois a saída do som da harpa é na parte traseira da caixa harmônica onde existem  cavidades em que é possível ver a base das cordas, o som vai direto ao corpo do harpista. Tanto nas harpas sinfônicas quanto nas harpas célticas a saída de som é por traz da caixa harmônica. Esses orifícios também já estão presentes em alguns modelos de  harpa paraguaia.
                               
Num estúdio, para microfonar uma harpa é simples... com um overall  por cima  e dois microfones, um em cada lado para reforçar, serão captados todos os sons sem problemas. É sugerido um AKG 921 para microfonar a harpa, mas pode ser usado qualquer microfone simples!

                                         


O local exato para colocar o microfone, é dentro da caixa harmônica na parte central com a boca do microfone pra cima. Por que não colocar o microfone virado para baixo? Porque será captado o ruído dos pedais quando eles estiverem sendo acionados (isso se for uma harpa de pedais é claro!). Na mesa de som é preciso trabalhar os sons médios e graves para equilíbrio, os agudos não há necessidade pois serão captados com perfeição. 




                                          
                                                                                         Harpista Walter



Para microfonar as Harpas Latinas ou seja Harpas paraguaias, mexicanas, colombianas por exemplo,  é bem mais simples. Tudo isso porque estas harpas tem um corpo inteiriço, e a sua madeira é mais fina se comparada a da madeira de uma harpa de pedais. A saída de som delas é embaixo, a ressonância é potente e se espalha no ambiente sem problemas...


                                          
                                                                                        harpa paraguaia
                                               


O Harpista Walter que toca a anos harpa paraguaia, nos informou que para microfonar uma harpa latina basta apenas colocar um microfone pelo buraco da base do corpo da harpa. Caso não tenha buraco na base, deve-se introduzir o microfone no orifício por trás da harpa, além  disso o trabalho da mesa de som para equilíbrio é importante. Geralmente os fabricantes destas harpas colocam microfones durante o processo final de fabricação para testar a afinação. 


Existem harpas elétricas, os principais fabricantes de harpa comercializam este tipo de harpa. Andreas Vollenweider inventou as primeiras harpas elétricas, nelas é usado um sistema de captador por corda.




Comentários

  1. Quando a Joanna Newson esteve no Brasil usou a minha harpa para seu show no SESC Santana em São Paulo. Achei a captação do som impressionante então fui conversar com ela. Ela usava um captador de contato dentro do instrumento da marca Barcus-Berry (daqueles que a L&H vende) e outro Overall atras dela e por cima, para captar exatamente o que falta no captador de contato, a alma do som da harpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pelo comentário Angélica! bom saber que vc visita o blog!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas