Harpista Monica Cury participa do Requiem Rutter apresentado pelo Coro sinfônico do STBNB








A harpista Monica Cury participou de três apresentações do Requiem de John Rutter nos dias 07, 08 e 10 de junho de 2018 em Recife/PE. Apresentações pelo Coro sinfônico do Seminário Teológico Batista Norte do Brasil sob regência e direção da maestrina Hadassa Rossiter. Além de sua participação especial na harpa, estavam presentes outros solistas como Fabiano Menezes (violoncelo),  Mozart Ramos (Flauta)  e  Arthur Ortenblad (Oboé).





                                          Momentos antes da primeira apresentação do Requiem na Capela David Mein











As apresentações do Requiem ocorreram nos dias 07/06 às 20h na Capela David Mein, Faculdade STBNB (Rua Padre Inglês, 243, Boa Vista, no Recife), 08/06 às 19h na Igreja Batista do Cordeiro (Rua Nossa Senhora da Saúde, 83, Cordeiro, Recife) e no dia 10/06 às 15h  no Instituto Ricardo Brennand (Alameda Antônio Brennand, s/n, Várzea, Recife).





                                                                       
                                                                                    Primeira parte do Requiem




Sobre a obra:


Requiem é um cenário musical de partes do Requiem latino com salmos adicionados e versos bíblicos em inglês, concluídos em 1985. É escrito para soprano, coro misto e orquestra ou conjunto de câmara.

Cinco de seus sete movimentos são baseados em textos da Missa Requiem Latina, enquanto o segundo movimento é um cenário de "Out of the deep" (Salmo 130) e o sexto movimento é um hino O Senhor é meu Pastor (Salmo 23) Rutter havia escrito anteriormente. O primeiro movimento combina o Introit e o Kyrie, o terceiro é o Pie Jesu, com solo soprano. O movimento central é um Sanctus animado, seguido por Agnus Dei e finalmente Lux aeterna. No Agnus Dei e no Lux aeterna, Rutter combina o texto litúrgico latino com os versos bíblicos ingleses. Quatro dos movimentos do Requiem foram realizados pela primeira vez na Igreja Presbiteriana Fremont, Sacramento, Califórnia, em 14 de março de 1985. A primeira apresentação do trabalho completo foi na Igreja Metodista Unida de Lovers Lane, Dallas, Texas, em 13 de outubro de 1985. foi publicado em 1986 pela Oxford University Press.

O Requiem possui solos para violoncelo, soprano e oboé. Ele criou duas versões, uma para um conjunto de câmara e outra para orquestra. O conjunto consiste de flauta, oboé, tímpanos, glockenspiel, harpa, violoncelo e órgão, enquanto a orquestra tem 2 flautas, oboé, 2 clarinetes, fagote, 2 chifres, tímpanos, glockenspiel, harpa e cordas. Rutter estruturou o trabalho em sete movimentos, semelhante ao cenário de Gabriel Fauré. Um dos movimentos é o Senhor é o meu pastor, que ele havia escrito como um hino em 1976.









Sobre o Coro Sinfônico do STBNB:


O Coro sinfônico é um grupo coral recifense que pertence ao Departamento de Música do Seminário Teolágico Batista do Norte do Brasil (STBNB) desde 1962. Em sua formação, é integrado por uma seleção de professores, alunos e ex-alunos da casa, e também por pessoas da comunidade que demonstram interesse pela música coral.


Seus objetivos principais estão na divulgação da música coral de qualidade, evolução musical dos alunos e a divulgação do STBNB. O Coro cumpre um programa que se destina a pesquisar e apresentar novas composições sacras, assim como executar obras eruditas, populares e folclóricas, tendo em sua história performática, digna bagagem.








                                                                           Aplausos no fim das apresentações!!!!







Agradecemos sua visita!!! até a próxima!!!



Comentários

Postagens mais visitadas