Os antepassados da harpa moderna








        A harpa tem uma história rica, ela sobreviveu a milênios sofrendo adaptações em seu timbre, formas e tamanho. Na verdade cada região do mundo possui sua harpa.


                                          
                
   
                                            Gabun, harpa rustica africana                   Ngombi, harpa rustica  africana


         Era um símbolo místico para alguns povos antigos, como no Egito Antigo e Mesopotâmia. Um dos principais instrumentos musicais presentes nas festas reais e populares. Acreditava-se que ao som das harpas podia-se transportar o espírito à outras dimensões astrais, para outros trazia o estado de êxtase.
          Há relatos que a harpa tenha surgido do arco de caça de um homem antigo que ao perceber o som agradável da vibração da corda do arco ao atirar suas flechas, aumentou o numero de cordas a fim de tentar criar outros sons, posteriormente pôs um casco de tartaruga para servir como amplificador (tampo harmônico) assim surge a harpa antiga que servira de modelo para tantas outras harpas antigas.
                                         
                                                                                                     
              A árvore genealógica da harpa é muito grande, abaixo deixo uma lista com harpas antigas e  os instrumentos de cordas antigos, que por muitas vezes pessoas leigas os confundem com a harpa.


                                              





    

                                                                                           
        











Comentários

  1. Boa tarde! Gostaria de parabenizar esse excelente blog sobre a divulgação da harpa, muito detalhado e que destaca a presença do instrumento em nossa cultura para todos os interessados, músicos ou não!

    Estou com uma dúvida sobre o antepassado da harpa no Nordeste, quando na oportunidade o instrumento foi trazido pelos portugueses. Gostaria de saber se poderiam me ajudar. Como não encontrei o contato do mantenedor do blog, solicito a gentileza de me enviar um e-mail: dal_lemos@yahoo.com.br. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel! obg pela visita! e desculpe pela demora em responder.
    sobre o antepassado da harpa no Nordeste....n há fontes precisas....pesquisei bastante para te responder mas as fontes n tinham informações precisas de qual modelo de harpa era encontrado no Nordeste em tempos antigos.
    As únicas informações que conseguimos foi que havia HARPAS CROMÁTICAS E PROVAVELMENTE CÉLTICAS TAMBÉM, estas eram muito executadas em missas nas principais igrejas católicas espalhadas nos grandes centros urbanos daquela época (em PE Recife, Olinda, Paulista e Igarassu).
    Os harpistas antigos que residiam e se apresentavam desde o tempo colonial...vieram com os europeus no momento em que o Brasil começou a ser povoado junto com a corte portuguesa. Os harpistas eram contratados para tocarem em missas, festas da côrte e em festas das famílias ricas da época. Há um post falando sobre a HARPA CROMÁTICA DO MUSEU DO ESTADO DE PERNAMBUCO. As demais harpas com o passar do tempo foram leiloadas,outras foram para museus,ou levadas de volta para Europa pelos herdeiros da família..

    Caso deseje meu contato, sou o administrador do Blog

    Júlio Holanda

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas