Harpas Érard



        As harpas de pedais são resultado de muitos estudos e pesquisas realizadas a anos atras, as harpas Érard são uma bela amostra destes instrumentos maravilhosos que resistiram ao tempo. Sébastien Érard é um famoso construtor de harpas e pianos antigos.

                                






                                              




Sébastien Érard nasceu em Estrasburgo. Enquanto jovem, mostrou grande aptidão para a geometria prática e desenho arquitetônico, e na oficina de seu pai, que era um estofador, ele encontrou oportunidade para o exercício antecipado de sua engenhosidade mecânica. Quando ele tinha dezesseis anos seu pai morreu, e ele se mudou para Paris, onde obteve um emprego com um grande fabricante de cravo. Aqui sua notável habilidade construtiva, causou ciúme no seu patrão que posteriormente o demitiu, nesse mesmo tempo Érard atraiu a atenção de músicos e fabricantes de instrumentos musicais de eminência.
Aos vinte e cinco anos Érard montou seu próprio negócio, sua primeira oficina funcionava num quarto do hotel da duquesa de Villeroi, que lhe deu um caloroso incentivo. Ele construiu seu pianoforteem 1777 em sua fábrica de Paris, quinze anos mais tarde se mudou para London's Great Marlborough Street para escapar da Revolução Francesa. Retornando a Paris em 1796, logo depois introduziu pianos de cauda, feito à moda inglesa. Em 1808 visitou novamente Londres, onde, dois anos depois, ele produziu sua primeira harpa com movimento duplo. Ele já tinha feito várias melhorias na fabricação de harpas, mas o novo instrumento foi um imenso avanço sobre qualquer coisa que ele tinha antes produzido, e obteve tal reputação que há algum tempo, dedicou-se exclusivamente à sua fabricação. 
Ele concentrou-se na fabricação de harpas, que antes quase todos tinham sido importados da França, e em Novembro de 1794 reconheceu a primeira patente britânica para uma harpa. Substituindo os crochês insatisfatórios e sistemas bequilles de encurtar a corda com um mecanismo à Fourchettes, Erard reforçou o pescoço da harpa por laminação a madeira com o grão em execução na mesma direção, e seu novo tampo arredondado substituiu a construção mitigado anterior. O mecanismo, em vez de ser fechado dentro do pescoço, foi colocada entre duas placas de metal e ligada a ela, dando, assim, o instrumento rigidez adicional.
                                     


                                        
O mais notável, é claro, foi o novo mecanismo de garfo, que, quando acionado pelo pedal, trouxe dois pinos bifurcadas em contato com as cordas, encurtando lhes o grau de um semitom; as cordas afinadas permaneceram paralelas as outras, de modo que houve menos quebras de corda, e precisão de entonação. A harpa foi afinada em Mi bemol maior. Erard voltou para Paris no verão de 1795, quando ele comprou uma casa em Sèvres, e apresenta o seu novo projeto:  harpa de ação única; sua primeira patente francesa, no entanto, data apenas de 1798. Em 1812 voltou a Paris, e continuou a dedicar-se ao aperfeiçoamento maior dos dois instrumentos com que seu nome está associado. Em 1823 coroou o seu trabalho de elaboração do seu modelo de piano grande com o escapamento duplo. Era uma inovação naqueles tempos, as harpas Érard  foram vendidas no valor de £ 25.000, no primeiro ano do lançamento do instrumento.

                                        



                                    





Em Londres, a harpa teve notável sucesso. Erard de Londres Stock Livros mostram que mecenato aristocrático veio cedo, mas que mais do que um elemento de emulação social desempenhado o seu papel, com as vendas realmente decolando a partir de novembro de 1800. Em setembro de 1810, tomada de Londres Erard tinha vendido 1.374 harpas. Seus agentes incluídos Mesdames Dussek e Krumpholtz, e muitos refugiados franceses como Dizi, Meyer e o Vicomte de Marin. Em 1807, uma harpa custa £ 83-7-0, e um conjunto de cordas seria a voltar £ 1-18-0.  

Como na harpa que conhecemos hoje, cada um de seus sete pedais pode ser movida por duas vezes, e afinada em C bemol maior.
A harpa de dupla ação foi introduzida para Paris em 1811, mas foi abril 1815 antes de ter recebido a aprovação oficial da comissão nomeada conjuntamente pela Academia de Ciências e da Academia de Belas Artes. Enquanto isso, Sébastien Erard tinha se mudado de volta para Paris, de forma permanente, e seu sobrinho havia assumido direção dos negócios de Londres. Sébastien Érard morreu em 1891 aos 79 anos em Passy, França.

O efeito da harpa Erard foi crucial para o desenvolvimento da escrita voltada para harpa no século XIX, e os experimentos e técnicas inovadoras de virtuoses como Paróquia Alvars (1808-1849) revelou mais possibilidades técnicas e expressivas para a harpa de dupla ação que se Sébastien Erard jamais poderia ter imaginado. O mais típico dos recém possíveis efeitos é o glissando de cordas, agora onipresente, mas totalmente desconhecido até meados de 1830 pois as cordas eram muitos frageis e se partiam com facilidade. Outros efeitos como bisbigliando, a combinação de harmônicos com glissando, modulações para claves remotas, e o efeito brilhante do rápido reiteração de notas da mesma altura alcançada por pedais de pré-configuração, foram todos inventados por Parish Alvars usando uma harpa Erard. Sua Fantasia (op.61) foi  dedicada a Pierre Erard.



                                        






Pierre Erard voltou a viver em Paris, em 1834, casou com sua prima de segundo grau, Camille Février, e após sua morte, em 1855, a empresa passou para outras mãos. O Monsieur Bruzaud foi nomeado sucessor em Londres, e Madame Erard nomeou seu irmão-de-lei Antoine Eugène Schaffer (1802-1873) para dirigir a empresa em Paris. Em 1883, ela entrou em um acordo comercial com Amede Blondel, e a empresa operava como Erard et Cie. Um panfleto comércial ilustrado de 1878 mostra quatro pianos, quatro colunas e dois modelos de harpa, incluindo a esculpido estilo Luís XVI, e uma harpa de 47 cordas modelo gótico. 

                                        

  

                              

              

A fábrica de Londres da Erard foi vendida em leilão em 09 de setembro de 1890, e grande parte do negócio foi adquirido por J. George Morley.  A parte restante de Londres empresa de Erard gradualmente declinou, embora algumas harpas continuaram a ser feitas em parte traseira das instalações do Grande Marlborou. A da França continuou a sua fabricação harpa em pequena escala até o início da década de 1960, sob o nome de Erard. Em 1978, nas instalações da Salle Gaveau e da boa vontade da seção-fabricação de harpa Erard Gaveau foi adquirida por Victor Salvi.






                                       A Harpista Cristina Braga com sua Érard


                                   



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